AGÊNCIA DO TRABALHO OFERECE OPORTUNIDADES


Inserir o cidadão Belojardinense no mercado de trabalho. Esse é um dos objetivos da Agência do Trabalho, que já funciona há um ano e quatro meses no Município. O órgão é o intermediador entre o trabalhador e as empresas, buscando empregar um número cada vez maior de profissionais e atender as demandas das empresas com pessoal dentro do perfil desejado.

A Agência é uma Unidade Técnica da Secretária Especial da Juventude e Emprego do Governo do Estado de Pernambuco. Em Belo Jardim, já são quase cinco mil inscritos no Banco de Dados e mais de mil e trezentos encaminhados para empregos na região.

A Agência é divida em setores. Um deles é o atendimento, onde o cidadão realiza o cadastro no Sistema e deixa o currículo. Outro setor é a Central de Vagas, que é responsável pela captação de vagas junto aos empregadores e também encaminham os cadastrados às entrevistas de emprego.

Maria Lucicleide Marinho, técnica de atendimento da Central de Vagas, explica “que depois que as pessoas fazem esse cadastro muita gente aguarda em casa. Seria mais interessante que elas procurassem sempre a Agência, pelo menos uma vez por semana, verificar se tem alguma oportunidade (...) porque nós vamos ter que lançar todos os dados da vaga que a empresa solicita. O sistema vai nos dar uma relação de pessoas que têm esse perfil e a gente vai entrar em contato com essas pessoas por telefone. E se elas vêm até a Agência, já facilita o nosso trabalho”.



O perfil que as empresas estão exigindo são as que possuem, no mínino, ensino médio completo e “as que procuram qualificar-se. Isso é essencial. Que procuram um curso de informática, pra quem quer área de vendas, um de qualidade de atendimento, de como manter os clientes. Isso tudo influencia, porque ele está preparado para o mercado”, enfatiza Lucicleide.

Outro perfil observado é que as indústrias buscam mais os profissionais do sexo masculino. Já o setor comercial, tende a contratar mais mulheres. Os cargos de linha de produção e vendedor lojista são os que mais absorvem profissionais. O Setor de prestação de serviço também vem crescendo no Município.

E ter experiência na função ainda é determinante na hora de conseguir o emprego. “Muita gente exige uma certa experiência (...), mas varia muito, depende muito do tipo de vaga, do tipo de função. Varia muito de empresa para empresa e que de função a pessoa vai exercer dentro dela”, reforça.

Para se cadastrar, as pessoas devem procurar o setor de atendimento com todos os documentos. Não pode faltar a Carteira de Trabalho. A carteira de motorista também influencia na hora de algumas contratações.

O motorista Carlos Eduardo Araújo, de 28 anos, retornou nesta quarta-feira a Agência do Trabalho. Ele fez o cadastro há quatro meses e foi chamado para uma entrevista. “Eu deixei o currículo aqui, ai sexta-feira ligaram para eu comparecer aqui (...) É muito bom, eu gostei demais. Eu sempre passo aqui e dá tudo certo para mim”, frisa.

Joalyce Menezes, de 20 anos, foi a Agência tentar conseguir um emprego. Ela aprovou o trabalho do órgão. “É um incentivo paras as pessoas trabalharem”. Já Janaína Sousa, de 26 anos vê no órgão um meio de conseguir um trabalho certo. “Eu acho muito bom porque aqui na cidade algumas vezes eu fui procurar emprego e ficava mais difícil porque não tinha uma Agência do Trabalho e agora eu tenho um caminho, uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, finaliza.

A Agência do Trabalho está situada na Praça Desembargador João Paes, no Centro. O atendimento acontece nos turnos da manhã e tarde. O telefone de contato é o 3726-8984.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=313

0 comentários: