PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM ICIA


A Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com o ICIA – Instituto do Câncer Infantil do Agreste. Localizado em Caruaru, o ICIA é uma entidade filantrópica, não governamental e sem fins lucrativos. Segundo o Presidente, o Oncopediatra Luiz Henrique Soares, o Instituto nasceu de uma observação pessoal. “Percebi o sofrimento que as famílias passavam quando tinha que ir ao Recife para tratamento. Em 2003, conheci um projeto semelhante no Rio Grande do Sul e fundei o ICIA”, contou o médico.

A primeira ação desta parceria aconteceu, nesta quarta-feira (27), quando a Caravana ‘Diagnóstico Precoce ICIA’ promoveu uma capacitação para os profissionais de saúde de Belo Jardim no auditório do IFPE – Instituto Federal de Pernambuco.

De acordo com Adriane Maciel, o treinamento que o ICIA oferece é fundamental para um diagnóstico com possibilidades de cura. “Temos muito interesse em treinar nossos profissionais para que eles saibam orientar e encaminhar os pacientes para o Instituto”, contou a servidora.

Cerca de 70% dos casos de câncer diagnosticados precocemente têm cura e, para aumentar este índice, os profissionais de atenção básica são fundamentais, pois eles são, na maioria dos casos, os primeiros a receber o paciente. Durante a capacitação, os participantes receberam uma cartilha informativa e foram orientados em relação aos sintomas dos tipos mais comuns de câncer infanto-juvenil.

O ICIA atende crianças e adolescentes de zero a 19 anos e também estende seus serviços para a família dos pacientes. De acordo com a Psicóloga Sheyla Martins, o Instituto faz o diagnóstico e o paciente passa por uma recepção integrada com o serviço de assistência social e psicologia. A entidade conta atualmente com um ambulatório com cinco consultórios oncológicos, brinquedoteca, odontologia, psicologia, nutricionista, fisioterapia e serviço social. O local ainda não realiza quimioterapia e busca recursos, através de doações, para implantação da enfermaria, bloco cirúrgico e UTI.

Todo trabalho do ICIA é oferecido gratuitamente à população. A Instituição é mantida através de doações e trabalho voluntário. De acordo com o oncopediatra e fundador do ICIA, Luiz Henrique Soares, Belo Jardim é a 2ª cidade em número de doadores do Instituto. “A gente tem um carinho muito grande por esta cidade, pois a população daqui é uma das que mais contribui com o ICIA. Quero agradecer aos belojardinenses pelo apoio que dão ao Projeto, ao Governo Municipal e ao Secretário de Saúde. Espero que a gente não pare por aqui, temos muito trabalho pelo povo da cidade”, convocou o especialista.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=316

0 comentários: