MAIS ÁGUA PARA ZONA RURAL


A Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pretende construir 1000 cisternas, na Zona Rural de Belo Jardim.

O Prefeito Marcos Coca Cola já encaminhou o Projeto de Construção para Brasília desde o mês passado e, em breve, elas devem começar a ser cavadas.

Para ser beneficiados, os agricultores devem se inscrever. Em seguida, um técnico visita a área para, em seguida, começar as obras. É bom lembrar que o estudo será em cima da área da casa, que não poderá passar de um módulo de terra da região. Cada agricultor só poderá ter uma cisterna por propriedade e provar que não tem recursos financeiros para construí-la por conta própria.

Durante as últimas semanas, a Prefeitura Municipal disponibilizou uma equipe para visitar alguns sítios e fazer o cadastro in loco.

A Zona Rural de Belo Jardim, através do trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável (CMDRS), já conta com 169 cisternas. Elas foram construídas com recursos do ProRural, Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco. E mais 45 cisternas estão sendo construídas no Sítio Serra Verde em Vila Nova.


De acordo com o Secretário, Antônio Carlos Coinha, para o agricultor se inscrever no Projeto ProRural “é necessário ele se associado a uma associação e ela pertencer ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural”. Já nas cisternas do MDS, “qualquer cidadão, que mora na Zona Rural tem direito a uma cisterna. Isso foi uma reivindicação do Prefeito Marco Coca Cola, junto ao Governo Federal”, declara.

As cisternas possuem capacidade de armazenar 16 mil litros. Todas já serão instaladas com uma bomba de sucção e todo o encanamento necessário para a captação de água. Cada cisterna custa R$2.500. Ao todo, o investimento dos Governos Federal e Municipal será de R$ 2 milhões e 500 mil.

Para Antônio Coinha, o Poder Público está proporcionando uma vida melhor para o homem do campo. “Com certeza estamos fazendo a nossa parte. E também estamos com aração de terra e estamos melhorando as estradas. Estamos também atendendo o Pátio da Feira, Matadouro e a Central de Abastecimento”, relata.

0 comentários: