COMTUR DEFINE AÇÕES DE TRABALHO


O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (14). O local escolhido foi a Sede da Secretaria de Turismo, Cultura e Paisagismo. A reunião teve como objetivo principal, discutir sobre a importância de um Planejamento Sustentável para o turismo de Belo Jardim, como também o Inventário Turístico, Mapeamento e Sinalização turística, além de calendário de eventos e formação das equipes de trabalho.

Durante o encontro, foram relatados os principais pontos turísticos do Município. A ideia é visitar esses locais e avaliar as melhorias que precisam ser feitas. Para isso, o Conselho iniciou um calendário de ações, que começa hoje, com uma visita a Prainha, local muito procurado pela juventude Belojardinense.

Para Lourdes Mergulhão, Secretária de Planejamento e Orçamento e Presidente do Comtur, “a finalidade com Conselho de Turismo de Belo Jardim, é elaborar o Plano Municipal de Turismo, junto com Secretaria de Turismo e a Sociedade, auxiliando, promovendo, captando recursos, tendo como objetivo principal do desenvolvimento sustentável do Município de Belo Jardim na área turística”, explica.

O Comtur é formado por pessoas 12 pessoas que atuam diretamente na área de Turismo, além de representantes dos setores hoteleiros, gastronômicos, culturais e econômicos. Para Ana Cione, Gerente do Hotel Jardim Plaza, que será inaugurado em breve na Avenida Siqueira Campos, a iniciativa da Prefeitura Municipal em criar um Conselho para colaborar, vai gerar desenvolvimento para o Município. “Eu tive uma grata surpresa quando recebi o convite para participar do Conselho (...) O passo é esse, temos que começar dessa forma, se organizando pra trazer turistas pra cidade, que com certeza vai alavancar muito a economia da cidade, então eu acho que esse é o caminho”, define.

A Gerente da Agencia da Caixa Econômica Federal, em Belo Jardim, Sandra Carla de Carvalho sabe que o Turismo é muito importante para a econômica e vê a participação da Sociedade Civil no Conselho, como mais um diferencial. “Eu acho fundamental, extremamente importante. A gente vive num mundo globalizado. A gente sabe que o setor que mais cresce é o setor de serviços. Turismo é uma grande fonte de renda e é uma forma de você alavancar, oxigenar a economia da Cidade. E os conselhos trazem uma coisa muito importante, que é participação da Sociedade Civil, é você ter representantes de vários segmentos da Sociedade, que vão poder atuar junto com o Poder Público”, ressalva.

Alba Leite, Diretora de Turismo, acredita que a parceria entre a Secretaria e o Comtur, vai ampliar as ações de trabalho no Município. “Esses projetos vai trazer muito benefício para Belo Jardim, para o seu desenvolvimento, porque uma cidade só crescer através do Turismo, porque deixa renda para a Prefeitura e daí a cidade cresce. E por isso, nós estamos investindo no turismo, estamos com um trabalho de base muito bom, com pessoas que estão realmente querendo trabalhar. E com a formação do Conselho de Turismo, nós esperamos que ele nos dê um suporte muito grande no desenvolvimento em Belo Jardim”, finaliza.

Veja cobertura completa, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lermateria.php?id=166

0 comentários: