MUNICÍPIO PREPARA FARDAMENTOS

A Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude segue em frente, desenvolvendo ações do Projeto Alfa Belo, que está promovendo a melhoria do ensino no Município. Nesta terça-feira (20), começou a ser separado todo o fardamento, que se será doado aos alunos da Rede Pública.

Todos os 12 mil estudantes vão receber o kit, que compõem duas camisas, uma calça e uma bolsa escolar. Para as crianças da educação infantil, será doada uma bermuda no lugar da calça. Para receber os fardamentos, os pais ou responsáveis devem assinar um termo de recebimento.

Todas as iniciativas fazem parte do projeto ‘Construindo o Futuro’. Para o Secretário de Educação Wilson Maciel, as ações buscam prestigiar os estudantes Belojardinenses. “Faz parte de um conjunto de ações desenvolvido pela Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação, onde visa valorizar cada vez mais o aluno da Rede Pública Municipal (...) pra que Belo Jardim realmente venha subir nos seus índices”, ressalta.

A distribuição das fardas começa na próxima semana. Todos os alunos da Educação Infantil, nível fundamental e Educação de Jovens e Adultos serão contemplados. Essa iniciativa é uma das etapas do programa Alfa Belo, que está revolucionando o Ensino em Belo Jardim. “O Alfa Belo faz parte desse conjunto de Ações. O interesse do Prefeito Marco Coca Cola é justamente que nós possamos caminhar, tanto no lado pedagógico, como também na melhoria de infraestrutura de nossas escolas. Então, nós conseguimos ao longo desses 15 meses desenvolver algumas ações dentro desse programa do Projeto ‘Construindo o Futuro’, que é justamente o material pedagógico, investindo aproximadamente R$ 650 mil pra compra do material pedagógico, através do projeto Alfa Belo que realmente Belo Jardim vai alcançar índices satisfatórios tanto do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como da Prova Brasil”, adianta o Secretário.

Para Wilson Maciel, este projeto vai nivelar os estudantes da Rede Pública de Belo Jardim com qualquer ensino privado do Município. “É importante acabar com essa distância que existe tão grande entre a Rede Pública Municipal e a Rede Particular, acabar com essa distância entre ricos e pobres. O desejo do Prefeito é justamente isso, fazer com que as coisas sejam de igual pra igual no nosso município”, assegura.

Outro ponto do projeto é a melhoria da Merenda Escolar. Hoje são mais de 20 mil toneladas de alimentos distribuídos para toda a Rede de Ensino. “Uma das coisas muito importante que o Prefeito permitiu que fosse realizado foi à questão da merenda escolar, onde a merenda hoje é cada vez melhor, uma merenda de qualidade, seguindo o cardápio elaborado por uma nutricionista”, elogiou. A Prefeitura já autorizou também a compra de geladeiras e freezers , que serão entregues nas unidades escolares em no máximo 30 dias.

E na sexta-feira (30), a Secretaria de Educação vai promover uma Aula Passeio, onde uma carreata e os ônibus escolares vão trafegar por várias ruas da Cidade. A saída será da Avenida Senador Paulo Guerra, na Praça da Criança e vai terminar na Avenida Siqueira Campos. Todos os estudantes, inclusive os da Zona Rural, devem participar.

O programa Alfa Belo usa uma pedagogia reconhecida internacionalmente, intervindo na área educacional desde a pré-escola até os alunos da 5ª série do ensino fundamental. O método utilizado é conhecido como Fônico, muito comum em países como Suíça, Finlândia, Córeia do Norte, Irlanda, que são nações com ótimos índices no PISA, que em Português quer dizer Programa para Avaliação Internacional de Estudantes. Tudo para melhorar o processo de ensino-aprendizado. Cerca de 95% da rede escolar belojardinense será contemplada.

0 comentários: