H1N1 – Nova etapa é para jovens entre 20 e 29 anos

Começou, em todo país, mais uma etapa da vacinação contra a H1N1 nova gripe. Agora é a vez dos jovens entre 20 e 29 anos, que vão ter até o dia 23 deste mês para se imunizar. A vacinação é uma parceria entre a Secretária de Saúde do Município e o Governo Federal. Em Belo Jardim, a vacinação acontece na Casa de Saúde Doutor Fernando de Abreu. Para tomar a dose contra a nova gripe, é necessário levar um documento de identidade com foto.

Nesta segunda-feira (05), muita gente aproveitou e já procurou o posto de vacinação. Miriam Fernandes, 27 anos, sabe que a vacina pode “evitar várias doenças do tempo. (...) É importante”, afirma. Maria Aparecida, 28 anos, aproveitou que a vacina é gratuita. Ela explica que a doença pode “evitar doenças, mortes e pra quem não tem condições de pagar uma clínica”.

Já Carla Renée, 28 anos, sabe que a doença é perigosa e já se imunizou. “Para ter as defesas contra essa gripe quem ninguém sabe como está esse virus e pra proteger”, reforçou. André Pereira Marinho, 29 anos, reconhece o esforço do governo federal e fala porque já foi ao posto de saúde. “É poder se prevenir contra esse grave vírus que se alastrou no Brasil inteiro e quem sabe com essa oportunidade que o governo está dando a todos nós brasileiros, a gente possa se prevenir”.

Erika Carvalho, Coordenadora Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), explica que a vacinação contra a H1N1 no Município acontece de forma tranquila e por precaução não estão sendo realizadas nos bairros, já que a vacina é muito sensível em relação à temperatura.

Ela explica que até agora eram vacinadas em “média de 300 a 400 pessoas dia, mas espera que aumente até por porque a partir de agora o grupo prioritário é bem maior (...) essa população de 20 a 29 anos são 13 mil pessoas, a gente espera pelo menos mil pessoa por dia pra vir fazer essa vacina”.

Pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina. Já quem está com febre, deve esperar melhorar e só depois procurar o posto de saúde. O importante é não deixar de se imunizar. “Eu peço a população, essa semana especificamente de 20 a 29 anos, que compareçam à casa de saúde Dr. Fernando Abreu pra vir tomar a vacina contra o vírus da H1N1”, finaliza Erika Carvalho.

0 comentários: