A desobstrução do Canal do Bitury foi pauta para a imprensa através do Jornal Folha de Pernambuco. Segue matéria, por Renata Coutinho.


CANAL EM BELO JARDIM COMEÇA A SER DESOBSTRUÍDO
Ação tem o objetivo de evitar enchentes durante o inverno

O canal do Bitury, que corta a cidade de Belo Jardim, no Agreste do Estado, está sendo desobstruído. O serviço faz parte dos trabalhos de Operação de Inverno no município. As obras, iniciadas no dia 9, seguem até a próxima semana. O trabalho consiste na abertura de valas de seis metros de largura ao longo do curso do canal para ampliar a vazão da água.

As escavadeiras já passaram pelos bairros do Tambor e Santo Antônio. A próxima localidade a receber as máquinas é o Pontilhão. A desobstrução do canal é uma necessidade do município, segundo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza. “Ano passado tivemos diversos problemas com enchentes e esse trabalho é uma prevenção”.

Com medo, moradores do Tambor do Tambor já se planejam para o inverno deste ano. O aposentado José Antônio da Silva, de 85 anos, fez um muro para impedir a entrada de água na sua casa. “Da última vez, perdi muita coisa”. No entanto, o aposentado reclamou que a população joga lixo no canal, o que entope a passagem de água.

Outra moradora que está em alerta é a dona de casa Maria de Fátima Bezerra Alves, 62, que teve a casa inundada ao ano passado. Ela precisou ser levada às pressas para um galpão onde estavam os desabrigados e passou três dias no local.

Em maio de 2009, o nível do canal subiu e alagou boa parte da cidade. Uma idosa foi arrastada pela correnteza e morreu afogada. Cerca de 120 famílias ficaram desabrigadas e, até hoje, 40 estão em imóveis alugados pela prefeitura à espera da construção de casas populares.

0 comentários: