ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O PETI DA VILA DO SOCORRO

Começa nesta quarta-feira (14) as inscrições para mais unidade do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Vila do Socorro, na Zona Rural de Belo Jardim. Este será o sétimo núcleo no Município. A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SADS), em parceria com o Governo Federal, vai disponibilizar 80 vagas para crianças e adolescentes entre sete e 14 anos, sendo 40 vagas para quem já está cadastrada no Projeto Bolsa família.

A Coordenadora do PETI, no município, Eliane Santos, esteve hoje nas rádios Belojardinenses para divulgar o início das inscrições.

Para ela, o apoio dado pela SADS, na pessoa da Primeira-Dama, Joelma Gomes, é determinante para o funcionamento do projeto. “A parceria da (Secretaria) Ação Social é totalmente 100% em tudo que a gente precisa, em relação a fardamento, em relação a merenda, em relação a transporte. Tudo o que se pensar em ajuda para o PETI, a Ação Social está em tudo”, explica.

As inscrições acontecem na sede do PETI em Vila do Socorro, a partir das 08h. As crianças, acompanhados de Pais ou responsáveis devem levar documentação completa com Xerox da certidão de nascimento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira profissional, título de eleitor e cartão do Programa Bolsa Família, caso já seja inscrito.

O PETI é um dos programas do Governo Federal e tem como principal objetivo retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

Em Belo Jardim, o programa já funciona há oito anos. Essas crianças e adolescentes recebem acompanhamento pedagógico e praticam atividades como capoeira, karatê, educação física, artesanato, entre outros. Ao todo, são seis núcleos, que funcionam das 07h30 à 11h e 13h30 às 17h. Fora a sede, Xucuru conta com 226 matriculas, Água Fria com 70, Taboquinha com 205, Vila Raiz com 80 e Serra dos Ventos com 70 crianças e adolescentes.

Eliane Santos explica que só são aceitas “crianças que estudam na escola regular, que eles ficam com um horário em sua escola regular e um outro horário no Programa”, finaliza.

0 comentários: