AGENTES DE SAÚDE APRENDEM A IDENTIFICAR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


O CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (20), uma capacitação para os Agentes de Saúde da Rede Municipal. A reunião aconteceu na Sede da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social.

O objetivo foi instruir os Agentes para saber identificar possíveis casos de agressão ou maus tratos a crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e cidadãos com problemas de Saúde Mental. A ideia é que esses profissionais atuem também como mecanismo de fiscalização e de apoio do CREAS. “O objetivo foi preparar esses agentes de saúde para um olhar mais apurado pra essas famílias que eles acompanham. E observar, identificar e informar pra o CREAS, qualquer tipo de problemática que a gente possa contribuir”, explica a Assistente Social do CREAS, Mauricéia Muniz.

Os Agentes de Saúde foram escolhidos para desenvolver o trabalho junto com o Centro de Referência, justamente porque eles são os profissionais que mais tem contato com a comunidade. Conhecem a realidade. E para evitar uma exposição desses trabalhadores, o CREAS pretende operar de forma sigilosa, tanto para proteger o Agente de Saúde, quanto para proteger o cidadão que fizer uma denúncia. “Nós não vamos querer nem ao menos saber que profissional foi este que passou pra a gente essa problemática, simplesmente a gente vai pegar essa informação e vai até a comunidade para ver se de fato está acontecendo. Ele não deve se preocupar, porque toda a identidade dele vai ser preservada”, garante Mauricéia.

Roseli Torres, Coordenadora do CREAS, afirma que todo o trabalho será feito em conjunto, com os Agentes de Saúde, a comunidade e com representantes do Ministério Público, garantindo assim um combate mais efetivo à violência doméstica. “Esses Agentes de Saúde (...) vão levar o caso de alguma Violação de Direito até nós. Nós vamos fazer a visita domiciliar. E a partir daí, as pessoas envolvidas são convidadas até o CREAS, onde vai haver a Escuta Social feita por Mauricéia (Muniz), nossa Assistente Social, e pela psicológica Josélia (Barbosa). Nós temos também a assessoria jurídica prestada por Dra. Rejane (Márcia) que também faz parte da equipe. Daí o processo é encaminhado para o Ministério Público. E nós ficamos acompanhando o processo e fazendo o acompanhamento também da família”

Para a Agente de Saúde Simone Câmara, que atua no Bairro do Bom Conselho, a capacitação é uma oportunidade de aprender. “Essa capacitação é um aprendizado. A cada dia a gente precisa aprender mais e a profissão da gente requer isso, a gente aprender e passar para as pessoas ao nosso redor, como a comunidade”, avalia.

Alberto Gomes da Silva, que presta serviço no Bairro Boa Vista, reconhece a importância de se manter capacitado. “Hoje foi muito proveitoso. As explicações que elas passaram foram muito boas pra a gente trabalhar, de forma que vamos nos aperfeiçoar mais, procurar de acordo com os conteúdos que elas passaram e botar em prática”, completa.

0 comentários: