ALFA BELO: MAIS UM PASSO


Dando continuidade ao processo de implantação do Programa Alfa Belo em Belo Jardim, a Professora Marilene Montarroyos visitou a Secretaria de Tecnologia, Educação, Esporte e Juventude na última terça-feira (30). Além de Docente, Marilene é Coordenadora Regional do Instituto Alfa e Beto e Diretora de Gestão do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação do ex-diretor da Philips pela América Latina, Marcos Magalhães.

O Programa Alfa e Beto utiliza-se de um método de reconhecimento internacional que prevê uma intervenção na área pedagógica educacional desde a pré-escola até os alunos da 5ª série do ensino fundamental. Este método é conhecido como Fônico e é largamente aplicado na Suíça, Finlândia, Córeia do Norte, Irlanda, países com ótimos índices no PISA (Programme for International Student Assessment). Por uma questão de identificação com o Município, mas sem alterar o conteúdo, o Programa Alfa e Beto foi renomeado como Alfa Belo.

Durante a visita, Marilene Montarroyos parabenizou a cidade pela iniciativa pioneira. “Este Programa consegue alfabetizar de maneira sistematizada, corrigindo o fluxo e inibindo a evasão escolar. No Brasil inteiro há uma defasagem de 60 a 70% em idade-série, ou seja, há uma disparidade em relação a idade e a série cursada”, explicou. “Belo Jardim vive um momento muito feliz, pois o Prefeito Marcos Coca Cola em parceria com o Secretário de Educação, Wilson Maciel, investiu em um material rico e na formação continuada dos professores”, afirmou a Docente.

De acordo com a Coordenadora do Alfa Belo, Rosana Freitas, recentemente foi feito um diagnóstico da situação educacional da Rede Municipal de Belo Jardim. “Promovemos uma avaliação com três mil e quinhentos alunos, e destes, dois mil não podem ser considerados alfabetizados”, lamentou Rosana.

Para mudar esta realidade, a Secretaria de Educação investe em dois pilares: revolucionar a pedagogia e metodologia através do Alfa Belo e a conscientização da gestão das escolas municipais. “Não seria ousado dizer que até 2011, Belo Jardim será uma das únicas cidades do Brasil a eliminar a defasagem, a evasão e possuir crianças sabendo ler e escrever já no primeiro ano do ensino fundamental”, previu Marilene Montarroyos.



0 comentários: