SADS PROMOVE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SADS), através dos trabalhos realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tem mudado para melhor a vida dos belojardinenses. Um exemplo disso é José Cícero dos Santos, de 38 anos. Ele se formou no Curso de Cabeleireiro, promovido em Outubro de 2009, na unidade do CRAS da Cohab I.

Cícero, mais conhecido na comunidade como Arthur Gaucho, trabalhou mais de 18 anos como cozinheiro em São Paulo. Quando retornou a Belo Jardim, há cerca de cinco anos, não conseguiu emprego na função. Foi então que decidiu mudar de ramo e fazer o curso de cabeleireiro. “Eu já tinha vontade de fazer o curso e tive essa oportunidade e graças a Deus conclui meu curso com êxito e hoje sou formado através do CRAS, essa oportunidade que eu tive e hoje sou um profissional”, ressalta.

Há dois meses Cícero abriu seu próprio negócio e é especialista em cortes masculinos. Para o cabeleireiro, a Administração Municipal tem cumprido o seu papel, gerando emprego e renda para a população belojardinense. “A Prefeitura está dando muita oportunidade às pessoas, inclusive aos jovens (...) e a Prefeitura tem trabalhado muito na expectativa de ajudar as pessoas”, reconhece Cícero.

Dona Francisca Maria dos Santos, mãe de Cícero, vai fazer 67 anos no próximo dia nove de maio, Dias das Mães. E já recebeu o presente antecipado: ver o filho empregado e com o um sonho realizado. “Eu não tenho nem palavras. Ele se viu tão desempregado, sofrendo e vendo a gente sofrendo também e apareceu esse curso mandado por Deus”, diz emocionada.

O Cabeleireiro Cícero foi o único homem de uma turma de 30 mulheres, mas foi um dos alunos mais determinados a aprender. Para Rose Albuquerque, Coordenadora do CRAS da Cohab I, ajudar as pessoas a conseguir realizar seus sonhos é a maior de todas gratificações. “Pra nós é bem gratificante quando nós observamos uma pessoa que não tem nenhuma renda e de repente vem fazer um curso, e os cursos que nós damos aqui no CRAS são todos voltados para a geração de renda pra família (...) Então, olhando para trás, a gente vê a empolgação dessa pessoa que agora pode ter sua renda e ver que foi o CRAS que proporcionou esse momento tão especial, é muito gratificante, saber que nós estamos aqui e podemos beneficiar a comunidade”, conclui.

Em breve, o CRAS pretende oferecer Cursos de Biscuit e Velas e Sabonetes. Ao todo, 80 pessoas devem se beneficiadas.Os cursos de capacitação profissional promovidos pelos Centros de Referências são gratuitos e recebem apoio do total da Prefeitura Municipal através da SADS, que fornece todo o material didático para as aulas.

0 comentários: