ALTINO VENTURA RETORNA AO MUNICÍPIO


A Secretária de Saúde e o Município de Belo Jardim estão recebendo mais uma vez a equipe da Fundação Altino Ventura. Somente este ano é a segunda vez que o órgão vem ao Município para cuidar da saúde da comunidade.

A Unidade Móvel está situada na Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu e os atendimentos são feitos durante todo o dia. O ônibus é, na verdade, um bloco cirúrgico com capacidade de até 30 cirurgias/dia. Doze pessoas, entre médicos e auxiliares trabalham na unidade. Ao todo, mais de nove mil cirurgias já foram realizados no Estado com a utilização da unidade móvel.

O público-alvo são pessoas acima de 50 anos com alguma deficiência visual. Os pacientes passam por uma triagem para identificar qual é o problema e em seguida, caso seja necessário a cirurgia, são solicitados exames de sangue e cardiológico.

Gente como o aposentado Francisco Targino dos Santos, 67 anos, que já fez a cirurgia e já vê as melhoras na visão. “Melhorei. A vista tá melhor”. E contou que o atendimento é de primeira qualidade. “canto nenhum ninguém pode atender melhor do que foi atendido aqui”, afirmou.

Para o diretor do Hospital Júlio Alves, Maurílio Cavalcante, a visão da Secretária de Saúde é o grande diferencial. “A sensibilidade que o Secretário de Saúde José Ivan, junto com o Prefeito Marcos Coca Cola, de ter acolhido essa Fundação (...) é uma coisa extraordinária. Eles são políticos que realmente fazem a diferença (...) Pra gente é uma parceria fundamental”, afirma.

Antônio Bernardo da Silva, 80 anos, aposentado, depois de anos com problema na visão, aguardava ansioso a hora de fazer a cirurgia. Ele estava otimista. “Eu acho que vai ficar bom, que eu vejo o povo que tem doença no olho, vem para aqui e fica bom”, explica.

Desde o início da semana, mais de 40 cirurgias já foram feitas no Município. De acordo com André Cavalcante, Assistente Social da Fundação, essa parceria com a Prefeitura de Belo Jardim “evita que o paciente vá se deslocar mais do que 180 km e tenha aquele gasto com transporte, com alimentação do paciente, com hospedagem”.

Serviço:
Mutirão de Catarata da Fundação Altino Ventura
Local: Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu

0 comentários: