O CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) firmou mais uma parceria em benefício da população belojardinense. Agora, além atuar no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes e à violência contra a mulher, o Centro juntou-se ao Ministério Público para assistir a menores em liberdade assistida.

O projeto consiste em “oferecer, pelo CREAS, medidas sócio-educativas, através dos programas e projetos sociais, através da Prefeitura e da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social”, explica Josélia Barbosa, psicóloga, evitando assim que haja reincidência da infração.

Ela explica que essas crianças e adolescentes tem dificuldades em aceitar limites e por isso não conseguem organizar melhor suas atividades, como ir a escola. Josélia explica que “o nosso trabalho será incentivá-lo através de psicólogos, assistentes sociais, nós faremos um trabalho de grupos operativos, trabalharemos o adolescente e a família, pra que através desse trabalho, ele se conscientize do ato que cometeu e se reinsira a sociedade”, afirma.

O projeto de Liberdade Assistida está na fase de implantação, mas já atende cerca de vinte adolescentes e a rede de atendimento compreende todos os bairros de Belo Jardim. Um dos parceiros é o Ministério Público, que possui a relação desses menores infratores e repassa, através de ofício, para a equipe do CREAS.

Josélia Barbosa entende que o trabalho só é possível por conta da iniciativa da Secretária de Ação e Desenvolvimento Social. “É uma grande iniciativa. Eu sempre digo que eu admiro muito e tenho muito orgulho de estar participando desse grupo, através de Dona Joelma (Gomes), que acredita muito no nosso trabalho e que é muito sensível, muito preocupada com todas as ações de políticas públicas”, finaliza.


Serviço:
CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social
Av. Siqueira Campos, 239
Centro Denúncias: (81) 3726.2475

0 comentários: