PROGRAMA MÃE CORUJA CAPACITA SERVIDORES



A Secretária de Saúde de Belo jardim, em parceria com o Governo Estadual, está promovendo uma capacitação para agentes comunitários, sobre o Programa Estadual Mãe Coruja Pernambucana. Nesta terça-feira (06), 150 agentes de saúde que atuam nos bairros de Belo jardim, participaram da formação. O objetivo é preparar esses profissionais para atuar dentro do Programa. O evento acontece no Solar do Flamboyant.

O Projeto Mãe Coruja foi criado em 2007 e recebe apoio de mais sete secretárias estaduais, entre elas Educação e Assistência Social. Ao todo, treze municípios ligados a VI Regional de Saúde (Geres) foram selecionados para abrigar os núcleos do projeto. Belo Jardim é um deles. A fase ainda é de implantação. Neste primeiro momento estão sendo feitas as capacitações dos profissionais e a montagem dos espaços onde o projeto deve funcionar, chamados Cantos Mãe Corujas.


Dila chaves, Coordenadora Técnica do Programa , ligada a VI Geres, explica que o grande objetivo do programa é “incentivar as gestantes a realizar a consulta de pré-natal e a partir daí diminuir o índice de mortalidade infantil e materno que existe no Estado”.

Em Belo Jardim, cerca de 70 grávidas já estão cadastradas. Para as participantes, o Governo Estadual vai doar kits com produtos para o enxoval do bebê, além de oferecer cursos de alfabetização, profissionalizantes e apoio psicológico. Mas, para ganhar os kits, é obrigatório que as futuras mamães realizem pelo menos seis consultas de pré-natal. Outro benefício que o programa agrega, é que os filhos até cinco anos, também serão assistidos pelo projeto, inclusive com a retirada de documentação.

Dila Chaves reconhece os esforços da Secretaria Municipal de Sáude, que tem sido parceira para implantação desse Programa. “A equipe de gestão da Secretaria de Saúde de Belo Jardim sempre demonstrou muito interesse. Ela é uma grande parceira para atingirmos o objetivo de reduzir a mortalidade infantil no nosso Estado”, conclui.

Para Adriane Maciel, do setor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto “visa a melhoria do atendimento a mãe, a gestante e a criança até cinco anos de idade (...) É um projeto muito bonito, que Belo Jardim só tem a ganhar (...) Quando soubemos do Projeto entramos de cabeça e a gente quer que a nossa população realmente seja bem assistida, tudo de bom venha pra ela”, explica.

O Canto Mãe Coruja em Belo Jardim vai funcionar na Avenida Siqueira Campos, bem próximo a outro trabalho que também vai contribuir com o Programa, o CREAS – Centro de Referencia Especial em Assistência social. A Coordenadora, Roseli Torres, entende que o Mãe Coruja vai ajudar na formação dos laços familiares, combatendo de forma eficaz a violência contra a criança e o adolescente. “Nós recebemos muitas crianças vitimadas e geralmente os agressores são os próprios pais (...) Esse projeto Mãe Coruja vem a engrandecer muito e, principalmente, prevenir já que o vínculo afetivo ele começa a ser trabalho desde a maternidade”, reforça Rosely.

A agente de Saúde Suelânia, que já atua na área há mais de 10 anos e presta serviços no Bairro do Bom Conselho, acredita que a capacitação serve para a “melhoria do nosso trabalho junto a comunidade”. Já Antonio Silva, que trabalha na Zona Rural afirma que a capacitação “é boa porque fornece um conhecimento mais adequado, para se trabalhar mais consciente”, finaliza.

0 comentários: