COMTUR VISITA PRAINHA


O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) fez, nesta quinta-feira (15), sua primeira ação de campo, uma visita a ‘Prainha do Ipojuca’, ponto turístico muito visitado pela juventude beloJardinense. A ideia é levantar os pontos que precisam melhorar na área e, através de parcerias, revitalizar o local e torná-lo mais atrativo.

Lourdes Mergulhão, Secretária de Planejamento e Orçamento e Presidente do Comtur, acredita no potencial do local. “Foi muito bom essa primeira ideia de visitar a Prainha (...) Um local muito agradável, porém temos um grande desafio pela frente, junto com a sociedade civil, juntos com os Poderes Públicos, tanto Executivo quanto Legislativo, toda a população enfim, porque precisa de um grande trabalho. É uma área muito bonita e que se nos unirmos para uma revitalização daquela área, ficará um lugar de lazer maravilhoso”, explica.



O Comtur pretende apresentar um relatório com os pontos críticos da área para sensibilizar as autoridades e empresariado local, com intuito de formar parcerias e, assim, revitalizar o local.

De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura e Paisagismo, já existe um projeto pronto para a área.Napoleão Ramalho, Secretário do Meio Ambiente e tesoureiro do Comtur, acredita que se todos contribuírem, com certeza, a Prainha se tornará um grande ponto turístico de Belo Jardim. “Juntando as Secretarias de Turismo, Obras e Meio Ambiente, a gente consegue melhorar o turismo da cidade. A Prainha é um local muito bom, onde a gente pode trazer pessoas para os hotéis, para a parte de gastronomia. Eu acredito que só está faltando uma força e com o Conselho atuando vai ficar mais fácil essa parceria”.


Neste mesmo dia, o Comtur também visitou o projeto Tareco e Mariola, na BR 232. No local, estão expostos trabalhos de artesãos locais, tanto do próprio projeto quando dos Distritos, como o artesanato de Serra dos Ventos, Xucuru, Água Fria e Sítio dos Rodrigues. Além disso, o grupo avaliou a proposta de colocar um quiosque na entrada da Cidade para recepcionar e prestar informações aos turistas que visitarem Belo Jardim. “O Tareco e Mariola é uma obra de arte. É belíssimo, mas o que precisa é um melhor acesso, ele fica muito escondido e lá, com belíssimos trabalhos ali dentro que podem ser melhor divulgados (...) O ideal seria fazer um quiosque perto da rodoviária, que pudesse dar informações ao turistas. É a entrada da Cidade, é a porta. Então se faz necessário urgente, que a Secretaria de Turismo, junto com o Comtur, providencie esse quiosque e capacite umas pessoas para que possa atender bem o turista”, falou a Presidente.
 
O Comtur é formado por 12 pessoas, entre representes dos Poderes Públicos e da Sociedade Civil. O objetivo principal é auxiliar, promover, captar e gerir recursos , conseguindo assim um Planejamento Sustentável para o turismo no Município. Outra atividade importate é que o Conselho deve desenvolver atividades para valorizar o divulgar o turismo local e fiscalizar ações de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, sempre na preservação do interesse público.
 
Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=287

0 comentários: