MÚSICO BELOJARDINENSE PASSA EM CONCURSO NACIONAL


O Município de Belo Jardim é conhecido como a ‘Terra dos Músicos’. Músicos como Mailson da Silva Azevedo, de 20 anos, que toca clarinete e é apaixonado pelo que faz. Ele toca desde os oito anos, influenciado pelo pai, Sargento José Maurício de Azevedo – que é belojardinense e toca trombone na Banda da Polícia Militar. Ele começou a aprender na Banda da Sociedade de Cultura Musical e há dois anos toca na Filarmônica São Sebastião.

Recentemente, Mailson se classificou em terceiro lugar no concurso para a Escola de Sargento das Armas. Ao todo, eram cinco vagas para todo o Brasil, no instrumento que ele toca. “Eu estou fazendo os outros testes físicos, práticos, tudo no Recife, e no mês que vem, se Deus quiser, eu farei o teste prático no Rio de Janeiro, pra quando for em Junho eu já começar minhas atividades como músico militar”, adianta Mailson.

Esta não é a primeira vez que um aluno da Filarmônica consegue esse tipo de êxito. Outros alunos também já passaram para Escolas Militares da Marinha e Aeronáutica. Mailson explica o porquê de tanto interesse em seguir a carreira de Músico Militar. “Músico hoje sempre tende por militarismo, como bandas sinfônicas, como tem muitos músicos em Belo Jardim (...) É uma área que todo ano abre vagas, em vários segmentos (...) Tendo em vista isso, vê que músico tem um papel importante lá fora, porque além de levar a música de Belo Jardim, está levando o nome. Isso é muito importante”, enfatiza.

A Filarmônica São Sebastião e outras bandas musicais da Cidade, como a Banda da Sociedade de Cultura Musical são as grandes responsáveis por manter a tradição Musical de Belo Jardim. Os dois projetos recebem apoio da Prefeitura Municipal de Belo Jardim. Os músicos, jovens e adultos, participam tocando algum instrumento musical. As aulas são gratuitas e os instrumentos musicais cedidos aos aprendizes.

Diego Batista da Silva, de 18 anos - flautista da Filarmônica – explica que o trabalho de aprendizagem é dividido em três partes. A primeira é focada a leitura da partitura. Em seguida, o aluno já começa a tocar em conjunto com outros aprendizes e por fim é inserido na Banda. O método permite que qualquer pessoa que queira, possa aprender, já que o objetivo é formar profissionais. “Em parte, o projeto principal da Banda é social, tiram crianças, de onde elas não estariam fazendo nada e transformam, dão uma profissão”, reforça Diego.

A Filarmônica São Sebastião existe há 123 anos e é liderada pelo Músico João Vieira de Souza, mais conhecido como ‘Mestre Vavá’.

0 comentários: