COMEÇA O CADASTRAMENTO DOS ARTESÃOS DE BELO JARDIM


Começou, nesta segunda-feira (05), o cadastramento dos artesãos do Município. O primeiro lugar visitado foi Serra dos Ventos. O trabalho é realizado pelo Grupo Gestão, empresa licenciada pela AD Diper - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que com o apoio da Secretária de Turismo, Cultura e Paisagismo, pretende elaborar um cadastro com todos os artesãos e suas especialidades.


A AD Diper é ligada ao Programa de Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Tereza Cristina Barreto, mercadóloga do Grupo Gestão, explica que a ideia de realizar esse cadastramento é “conhecer quem é o artesão brasileiro, o que é que ele faz, onde ele está e quais são suas carências”, explica.


Esse trabalho é pioneiro e, no estado de Pernambuco, foi dividido em várias fases. A primeira aconteceu em Garanhuns, já a segunda etapa na Zona da Mata Norte e Sul e agora a terceira etapa compreendendo 72 municípios da Região Metropolitana, Agreste e Sertão.

Outro ponto é que não se trata de um censo e sim de um cadastramento voluntário. Outro objetivo do Governo Estadual com o cadastramento é fornecer carteiras para cada cadastrado e também ajudar na regulamentação da profissão do artesão. “O Governo do Estado quer conhecer o artesão para fazer programas de políticas públicas, além da emissão da carteira (...) Está tramitando no Congresso a regulamentação da Profissão do Artesão, então o Governo tendo este montante de artesão isso vai facilitar a aprovação”, reforça. Com esta carteira, os artesãos também vão poder passar no posto fiscal, sem pagar imposto pelas mercadorias.

É importante destacar que esse cadastramento não vai interferir em nenhum benefício dado pelo Governo Federal. É apenas para comprovar que a pessoas, além de outras profissões, também são artesãos regulamentados.

Para artista plástica Ana Veloso, que há 25 anos trabalha na área e há quatro anos trabalha diretamente em Belo Jardim, o cadastramento dos artesãos vai “fazer com que ele existam, que sejam reconhecido como tal (...) É a existência deles e os benefícios vão surgir a partir disso, porque sabendo que existe, vai ser feito projeto (...) sem existir eles não podem ser beneficiados em nada”, afirma. Além disso, vai gerar maior potencial turístico para a região. “O turismo não existe sem a arte, eles estão inteiramente atrelados (...) Se a gente tem um bom cadastramento e mostra que a gente tem grandes artesões, automaticamente a gente está numa elevada, pra que seja credenciada a qualquer situação para o turismo”, diz Ana Veloso.

Para se cadastrar, os artesãos devem levar suas três fotos 3X4, original e Xerox do CPF, documento de identidade, comprovante de residência, além de uma obra do acervo.

Nesta terça-feira (06) será a vez de Xucuru receber a equipe de cadastramento das oito da manhã às quatro da tarde.Já no dia sete, a equipe da AD Diper retorna a Serra dos Ventos pela manhã e faz uma visita a feira. Ainda na quarta-feira, ela visita o projeto Tareco e Mariola, na BR-232, das duas às seis da tarde. No dia oito, o grupo vai para os Centros de Artes de Água Fria e Volta do Rio. E por fim, no dia nove, ele finaliza pelo Sítio Rodrigues na Escola Municipal das oito às quatro da tarde.


Flávio Passos, assessor executivo, espera contar com a participação dos artesãos e reforça “É importantíssimo a participação de todos”.

Quitéria Lima dos Santos, 43 anos, agricultora e artesã em Serra dos Ventos, foi a primeira a se cadastrar. Ela trabalha com reciclagem de couro e está otimista com ideia de se regulamentar. “acho que vai ser pra melhor (...) eu tenho certeza que vai melhorar”, conclui.

0 comentários: