ESTRADA DE XUCURU PASSA POR REVITALIZAÇÃO


A Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural deu início a revitalização da estrada que liga Xucuru ao Município de Belo Jardim. Ao todo, são 18 quilômetros de ladeiras íngremes e de acesso dificultado pelas pedras e pela erosão do solo.

Para o homem do campo, uma estrada boa faz toda a diferença no dia-a-dia. José Isaías, morador da zona rural, opina: “Seria bom uma estrada de fácil acesso, pois ela facilita as idas e vindas da população”.

Além dos moradores, outros beneficiários diretos desta obra são os motoristas de Toyota que transportam todos os dias estudantes e agricultores. José Cecílio Neto soma os prejuízos que tem que bancar quando a estrada é ruim. “Quando o caminho é de barro, se chover acaba. A despesa é grande com mola, com peças, com caixa de marcha, pneu, tudo estraga mais”, desabafa o motorista.

Entretanto, desde que as máquinas começaram a trabalhar, o toyoteiro já sentiu uma melhora significativa na estrada. “Só neste trecho já melhorou mais de 70%. Se rodar mais, melhora mais”, afirma José Cecílio.

Para a Agente de saúde, Maria José de Freitas, que há oito anos percorre a vizinhança do Distrito visitando os pacientes, a obra da Prefeitura Municipal vai ajudar toda a comunidade. “Isto que está sendo feito melhora muito, pois ganha tempo. Eu gasto muito tempo para ir de casa em casa, eu vou ganhar com isso. Agora está muito diferente, está mais rápido agora, bem rápido”, fala a Agente.

Segundo o Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, Antônio Carlos Coinha, além da raspagem do solo para nivelar o barro, “a máquina também está fazendo, durante todo o percurso, uma vala, espécie de corredor para que a água da chuva desça pela lateral da estrada e não pelo meio”.

A Agricultora Severina Ana dos Santos, que mora às margens da estrada, aprovou a ideia da vala. “Aqui estava cheio de buracos, de pedras, agora nós achamos bom. Bom mesmo ficou esta ‘valete’ para correr água de lado e não estragar a estrada”, analisou a mulher.

De acordo com José Isaias, a revitalização da estrada que liga Belo Jardim a Xucuru já melhorou a vida dos moradores das dezenas de sítios que ligam o Município ao Distrito. “Eu estava conversando com pessoas circulam de moto e de carro e já houve até redução do tempo de viagem. Mesmo que a máquina trabalhe lentamente, dá para perceber que tá fazendo um trabalho bem feito, para que a estrada dure mais tempo”, ressalva José.

Confira cobertura completa da matéria, na seção "Destaque" do site: http://www.belojardim.pe.gov.br/

0 comentários: