PROJETO BOA NOITE MURIÇOCA CONTINUA


A população de Belo Jardim tem percebido um aumento do número de muriçocas no município. Os mosquitos, que haviam quase que desaparecido, graças ao Projeto Boa Noite Muriçoca da Secretaria Municipal de Saúde, ameaçam voltar a incomodar a tranquilidade dos moradores.


Entretanto, a Diretora de Vigilância e Saúde da Prefeitura de Belo Jardim, Cristina Pereira, esclarece que o combate às muriçocas nunca foi interrompido. "Todos os dias colocamos o Projeto Boa Noite Muriçoca em prática. Ele tem início com a limpeza dos córregos e dos rios e depois passa pelos processos com os larvicidas químico e biológico", explica a servidora.


Apesar dos esforços da Prefeitura de Belo Jardim, o fator climático tem sido decisivo para a reprodução dos mosquitos, pois este período do ano, quando acontecem as fortes chuvas de verão, propicia o acúmulo de água e muitas vezes espalha o lixo que fica em sacolas fechadas de maneira inadequada. "Não é a toa que durante este período o Estado inteiro começa a contabilizar os primeiros casos de dengue. Por isso, precisamos ficar atentos, assim como acontece com o Aedes Aegypti, as muriçocas também se propagam", alerta a Diretora de Vigilância e Saúde.


Outra ação que contribui para a proliferação das muriçocas é o hábito de jogar lixo em via pública, em terrenos baldios e nos canal do Bitury. O Coordenador de Endemias, Márcio, diz que sua equipe utiliza mais de 800 litros de larvicidas por dia no Município, tudo calculado de acordo com o que o Ministério da Saúde determina, mas ainda assim, o depósito de lixo em áreas inadequadas dificulta bastante o trabalho do grupo.




Adriane Maciel, membro da Equipe de Planejamento de Saúde, faz um apelo à população para que contribua com o combate às muriçocas. "No começo do Projeto Boa Noite Muriçoca, em 2009, recebemos um grande apoio dos habitantes. Houve dia em que eram registradas mais de dez denúncias de focos e de depósitos de lixos irregulares. Precisamos assumir esta responsabilidade novamente, seremos todos beneficiados", convoca Adriane.


Acesse: www.belojardim.pe.gov.br e saiba mais!

0 comentários: