CAPACITAÇÃO NA ZONA RURAL


Os agricultores da zona rural de Belo Jardim foram beneficiados com 168 cisternas de 16 mil litros cada uma. Os recipientes foram construídos com recursos do Prorural, através do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural) em parceria com Associações Rurais, Cooperativas, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e com a Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal.






Nas últimas quinta e sexta-feira (14 e 15), os agricultores que foram contemplados com as cisternas participaram de uma capacitação promovida pela Cáritas Diocesana de Pesqueira. Segundo o instrutor Flávio Almeida, o objetivo do curso é ensinar a melhor maneira de utilizar a água preservando o meio ambiente. "O conteúdo ministrado no curso vai desde a conservação do solo, da água, noções de conservação da vegetação até a manutenção das cisternas", explicou o palestrante.





O Presidente da Associação dos Irrigantes do Vale do Ipojuca, Dioclécio Valdivino, salientou a relevância das cisternas para as famílias da zona rural belojardinense. "Estas cisternas estão ajudando muito, pois temos água boa para beber e para cozinhar. E este curso de capacitação nos orientou a respeito delas", falou o morador do sítio Boa Vista.



O Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, Antônio Carlos Coinha, e o Presidente do CMDRS, Avanildo Valentim, visitaram as turmas de capacitação. Na ocasião, Avanildo, lembrou do apoio que a Prefeitura de Belo Jardim tem dado ao homem do campo. "Temos recebido todo o apoio do Prefeito Marcos Coca-Cola através de estradas, de cisternas, passagens molhadas, melhorando assim a infraestrutura da zona rural".





Já o Secretário Antônio Carlos Coinha, aproveitou a oportunidade para falar dos novos projetos que já estão em fase em implantação. "Estamos começando a distribuir sementes de milho, feijão e algodão para os produtores rurais, temos feito também a recuperação das estradas, a aração de terra. Outra ação importante é a implantação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), além do Programa de Vacinação contra febre aftosa, brucelose e raiva, a limpeza de açudes e barragens. promoção de capacitações do homem do campo, entre outras atividades", enumerou o Secretário.

0 comentários: