HOSPITAL PASSA POR REESTRUTURAÇÃO


O Hospital Júlio Alves de Lira concluiu recentemente uma reforma no acesso interno do local. As obras beneficiaram as gestantes, que ganharam um corredor exclusivo, e os servidores do hospital, que pela primeira vez podem contar com um quarto de repouso, um espaço reservado para o descanso dos profissionais de saúde que dão plantão na unidade.


A primeira mudança efetuada foi o deslocamento da emergência e da recepção para reaproveitar melhor do espaço. Com isto, foi criado um corredor para as parturientes e uma sala de triagem, evitando assim o contato com o ambiente da emergência, sempre propenso a infecções.

A técnica em enfermagem, Margarida Maria, afirma que a reforma realizada no corredor e na Ala do pré e pós-parto favoreceu bastante as pacientes. “Esta mudança foi muito importante, pois as parturientes podem entrar e sair da sala de parto com menor risco de contaminação”, explicou a servidora que há 30 anos trabalha no local.


De acordo com a enfermeira Marta Rivânia, a sala da triagem obstétrica que foi construída é fundamental para a saúde da mãe e do bebê que está chegando ao mundo. “Antes, a triagem era feita dentro da sala de parto mesmo, hoje, o médico obstetra tem um lugar reservado só para isso, o que ajudou muito”, contou a funcionária.

Outra obra relevante realizada foi a criação do quarto de repouso, no qual os profissionais de saúde podem descansar nos intervalos entre as atividades. “Depois que montamos este espaço para o repouso, a qualidade no atendimento melhorou bastante”, revelou o Coordenador Executivo, Maurílio Cavalcanti. “Agora nós temos mais privacidade, antes era tudo improvisado, a gente dormia enquanto chegavam outras pacientes. Agora estamos bem, não temos do que reclamar”, complementou a plantonista Marta Rivânia.


De acordo com Maurílio Cavalcanti, o Hospital Júlio Alves de Lira tem passado por mudanças significativas em benefício da população. A reforma do bloco cirúrgico realizada, no ano passado, pela a Prefeitura de Belo Jardim modernizou e reestruturou o local. “Desde o mobiliário, passando pelo piso, revisão de condicionamento de ar e instrumentação cirúrgica, foi tudo refeito. Hoje temos uma sala do nível de um hospital particular, posso assim dizer”, afirmou o Coordenador. “Fora isso, fizemos a realocação da logística de desinfecção dos instrumentos que são usados na ala cirúrgica, começando pelo expurgo, que é a limpeza de todo o material, seguindo pelo preparo e finalizando com a autoclavagem, que é a esterilização do que vai ser usado durante as intervenções cirúrgicas. Depois dessas inclusões, o índice de infecção caiu consideravelmente”, concluiu o servidor.


Para 2010, um das metas da Direção do Hospital em parceria com a Secretária de Saúde é agilizar o atendimento através da informatização do arquivo, o que significa um avanço para a saúde dos belojardinenses. “Estamos buscando com o Ministério da Saúde e com empresas da área de tecnologia da informação, realizar um sonho do Prefeito Marcos Coca-Cola que é de ver o Hospital informatizado com a consulta aos dados em tempo real. Isso vai melhorar e muito a qualidade do nosso atendimento”, garantiu o Coordenador.

0 comentários: