PREFEITO BUSCA SOLUÇÕES

A forte chuva da semana passada deixou muitas ruas de Belo Jardim intransitáveis e muitas residências foram invadidas pelas águas. O pluviômetro da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) registrou 53,5 milímetros em quarenta minutos de chuva intensa (cada milímetro corresponde a um litro de água por m²).

Mesmo durante a chuva, a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social saiu às ruas da cidade para avaliar a situação das famílias mais prejudicadas pelas águas e continuou o trabalho, nos demais dias após o ocorrido, visitando as residências e atendendo a todos os moradores que procuraram a Prefeitura de Belo Jardim.

Outra Secretaria que caiu em campo foi a de Infraestrutura e Urbanismo que avalia e realiza obras para minimizar os danos causados e para prevenir problemas futuros. Algumas medidas já estão sendo tomadas, como o desvio da rede adutora das indústrias que passa na Ponte do Santo Antônio para aumentar mais a vazão a passagem de água no Canal do Bitury, a construção de linhas d’águas para evitar desabamentos de terra, reconstrução das redes de saneamento e, consequentemente, a desobstrução de vias que facilitem o escoamento das águas.

De acordo com a Secretária Joedna Sousa, um fator importante na prevenção de enchentes e no acúmulo das águas é a colaboração da população em relação ao lixo. Esta observação é constantemente repetida pela Secretaria de Saúde que trabalha no combate às muriçocas. Em um passeio pela cidade é fácil observar o depósito de detritos em lugares inadequados ou fora do horário da coleta. Segundo o Diretor de Urbanismo, Marcos Antônio, o comércio do município é o que menos colabora com a limpeza urbana, fato este que o obriga a notificar diversos estabelecimentos.

0 comentários: