MULHERES DE BELO JARDIM GANHAM SECRETARIA ESPECIAL


Cumprindo a Lei Municipal que criou a Secretaria Especial da Mulher, o Prefeito Marcos Coca-Cola assinou, recentemente, a portaria no qual nomeia a ex-Secretária de Governo, Luciene Gomes, para comandar as atividades da nova pasta. "Esta Secretaria se deu através de um requerimento feito pela Vereadora Claudiane Alves. Foi uma luta dela, que sensibilizou o Prefeito Marcos Coca-Cola", conta Luciene.



De acordo com a Secretária, o objetivo da pasta é contribuir para a construção de uma sociedade onde as condições de liberdade e igualdade entre os homens e mulheres sejam asseguradas. Segundo ela, a Secretaria Especial da Mulher deve atuar no atendimento social, jurídico e psicológico às mulheres vítimas de violência, discriminação e preconceito, e gerar a promoção dos direitos humanos das mulheres e a incorporação de perspectiva de gêneros nas políticas públicas municipais.


Para que isso aconteça, umas das primeiras ações a serem executadas pela pasta é um levantamento de dados e a realização de mobilizações populares a cerca da temática.



Belo Jardim já conta com alguns programas nas Secretarias de Saúde e Ação Social que atendem às mulheres do município. Entretanto, a Secretaria Especial da Mulher se utilizará dessas parcerias para fazer mais pela população feminina da cidade. "Estamos com vários projetos em mente. Queremos implantar uma Casa Abrigo, que acolherá as mulheres e seus filhos que corram risco de morte, além da criação do Espaço Mulher Cidadã, que oferecerá cursos profissionalizantes, e do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência. As mulheres da zona rural também serão beneficiadas através do Pronaf Mulher, uma linha de crédito voltada para a agricultura familiar", explicou a Secretária. "A maioria da população é composta por mulheres, por isso eu as convido para contribuir com a Secretaria, pois esta pasta foi criada para todas nós", convocou Luciene Gomes.

0 comentários: