MAIS ÁGUA PARA OS SÍTIOS





Já está em fase final a construção de 68 cisternas, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água cada uma, na Zona Rural de Belo Jardim. As obras fazem parte dos recursos destinados pelo Prorural através do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural) em parceria com as Associações Rurais, Cooperativas, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a Secretaria de ação e Desenvolvimento Rural da Prefeitura.

Estes reservatórios devem ser utilizados para uso doméstico e tem como finalidade acabar com a escassez de água durante os períodos mais secos, uma vez que a água armazenada proverá dos períodos de chuva. A escolha dos sítios beneficiados para a construção das cisternas foi baseada em análises e estudos feitos sobre a situação econômica de casa família, ou seja, as famílias mais carentes foram atendidas pelo projeto.

De acordo com o Coordenador do CMDRS, Avanildo Valentim, somente no Sítio Peixe estão sendo finalizadas 12 cisternas. "Cada casa terá a sua cisterna, isso quer dizer que vamos favorecer, aproximadamente, 70 pessoas, que atualmente sobrevivem das águas dos barreiros da região, que muitas vezes são impróprias para o consumo", afirma o Coordenador.

Cerca de 58 cisternas já estão totalmente concluídas e, segundo o Secretário de Ação e Desenvolvimento Rural, Antônio Carlos Coinha, as dez que faltam serão entregues ainda este ano.

0 comentários: