DESENVOLVIMENTO PARA A ZONA RURAL






O Secretário de Ação e Desenvolvimento Rural, Antônio Carlos Coinha, visitou, na última quarta-feira (28), 35 hectares de plantação de tomate rasteiro no município de Belo Jardim. O cultivo pertence aos produtores Edmilson José de Meneses e Reginaldo Gomes de Sá, que empregam aproximadamente 150 pessoas, entre o período de preparação do solo até a venda do produto.
No local, existem 500 mil plantas que vão gerar uma colheita de 450 mil toneladas do fruto que deve ser distribuído para os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
As espécies de tomate cultivadas são a Poranga e a TY. Os produtores investem alto em tecnologia para um maior aproveitamento do solo e das sementes. O sistema de irrigação é feito por gotajamento e filtração de água para evitar o desperdício e facilitar a fertirrigação. Toda a pulverização é elétrica e a análise so solo é feita por um sistema de microchip que mede a condutividade de sal, o PH e a acidez.
De acordo com Edmilson, a técnica de plantio empregada em Belo Jardim foi desenvolvida durante seus 30 anos de experiência no ramo. "Eu trouxe esta técnica de plantio e tratamento da terra desenvolvida durante muitoos anos nas cidades de Camocim do São Félix e de São Joaquim do Monte, agora estou empregando meu conhecimento aqui em Belo Jardim. Este tipo de investimento trás benefícios para toda a cidade", concluiu o produtor.





0 comentários: