STANDS OFERECERAM SERVIÇOS GRATUITOS



A Prefeitura Municipal de Belo Jardim promoveu, no último sábado (01), uma grande festa para o trabalhador, no pátio de Eventos da cidade. O Secretariado Municipal compareceu para prestar homenagens e esclarecimentos à população através da montagem de stands com material informativo e prestação de serviços.
O público conferiu as ações do Departamento Jurídico, do Procon e das Secretarias de Ação Social, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Indústria e Comércio, Mulher e Cultura. As demais pastas deram apoio ao evento. A Secretária de Planejamento e Orçamento, Lourdes Mergulhão, explicou o papel destas Secretarias. “Algumas Secretarias são instrumentais, elas acompanham e direcionam os trabalhos do Município dando suporte ao Prefeito e aos Secretários, assim é a de Planejamento, de Governo e de Gestão Pública”, explicou a servidora.

Os espaços das secretarias foram bastante visitados. Rosário Maciel, advogada da Prefeitura, falou sobre as ações Departamento Jurídico. “Nós cuidamos das questões relacionadas à justiça, tudo que envolve o Município. Também atendemos às pessoas que não podem pagar”, falou a bacharel.

O Procon levou panfletos informativos e orientou os consumidores que se sentiam lesados. “É muita emoção participarmos deste Dia do Trabalhador”, afirmou a Coordenadora do órgão, Elizabete Gomes.

Enquanto se divertia, a população também cuidou da saúde. O espaço montado pela Secretaria Municipal realizou exames de glicose, aferiu pressão e deu preservativos. Adriane Maciel conta: “Nós estamos felizes por prestigiar uma classe tão honrada como a dos trabalhadores belojardinenses. Nossos objetivos são os hipertensos e diabéticos e o Centro Odontológico tratou da Higiene Bucal com distribuição de kits”.

A mulher também ganhou um canto especial. Para elas, a Secretária Luciene Gomes divulgou as ações voltadas para o gênero. “Nossa Secretaria deve desenvolver, articular e formular políticas públicas para as mulheres”, justificou Luciene.

A educação ambiental e agricultura ganharam destaque durante a festa. As Pastas distribuíram mudas e sementes de hortaliças e frutas. “Nossa intenção é trabalhar com o paisagismo, transformar nossa cidade em um verdadeiro jardim”, planejou Napoleão Ramalho, Secretário de Meio Ambiente.

Outro stand muito visitado foi da Cultura, Turismo e Paisagismo. A tenda contou com a apresentação de um trio pé-de-serra, com a exposição de obras em barro e couro, além da exibição de bacamartes.

No espaço reservado para a Educação, foi exposto todo o material do Programa Alfa Belo e os novos fardamentos. Já a Secretaria de Indústria e Comércio, disponibilizou um computador para realizar o cadastro de trabalhadores e a inscrição nos cursos de pedreiro, pintor e eletricista oferecido pela Pasta.

A produção artesanal do Cantinho dos Avós (sic) e dos Centros de Artes foram mostradas no stand da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, bem como as ações dos Programas Sociais. “Colocamos um resumo das nossas atividades e mostramos o maracatu do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a Capoeira do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e oferecemos orientações sobre o Bolsa Família, o Projovem, entre outros”, explicou a Secretária Joelma Gomes.

Os stands ficaram abertos até o início do Bingo que reuniu centenas de pessoas no Pátio de Eventos.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=318

0 comentários: