CENTENAS DE IDOSOS COMPARECEM PARA VACINAÇÃO




Também conhecida como gripe , a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também freqüentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Para combater essa doença, mais conhecida como gripe, foi realizado no dia 25 de abril o dia “D” de combate à influenza. Em apenas 5 dias de campanha, foram vacinados 7.947 ( o que equivale a 94% dos idosos). A meta é de 8.454 doses para a população acima de 60 anos.

A cidade contou com vinte pontos de vacinação, distribuídos pelos postos de saúde urbanos e rurais e outros pontos estratégicos, além do porta a porta aos idosos acamados.

A vacinação continua até o dia 08 de maio nos postos de saúde e também na sala de vacina, ao lado do Hospital.

Mais informações com a Coordenadora do PNI, Dra. Érica Fernanda.

0 comentários: