Festival de Artes e Tradições do Distrito de Serra dos Ventos

Depois do sucesso da 39ª Festa das Marocas, o município de Belo Jardim se prepara para a segunda edição do Festival de Artes e Tradições do Distrito de Serra dos Ventos. O evento, que se realizará entre os dias 6 e 9 de agosto, será produzido pelo movimento otimizador de vidas através da arte, sob coordenação da artista plástica Ana Veloso.
Com o objetivo de exaltar valores culturais da nossa gente, o festival terá uma vasta programação, como: ações globais, casamento comunitário, exposições de arte, festa de rua, Palco e Cine SESC, teatro, gastronomia, shows de piso, oficinas, Casa da Moda, palestras...
No dia 7 de agosto, a população aguarda anciosa o show do Quinteto Violado. O apoio cultural é da Prefeitura de Belo Jardim - Gestão Marco Coca Cola.

Festa das Marocas: Mais uma grande realização da Prefeitura de Belo Jardim!

Foto: Dami Alves


A gestão Marco Coca Cola vem inovando e trazendo grandes feitos para Belo Jardim. Prova disso foi a realização da 39ª Festa das Marocas, que agora é patrimônio cultural e imaterial do Estado (requerimento solicitado pelo deputado Augusto Coutinho).
O evento foi transmitido ao vivo pela 104 FM, Bitury AM e o jornal "A Trinuna".
O prefeito esteve presente em todos os pólos de animação e pode conferir o sucesso da festa de perto.
O povo agradece!!!

Em 2010 tem mais...

Aplausos para Biu Candirú, kekeu da Drilha, Moleca Faceira, Detonautas do Forró, Forró pra Dois, Louro Banda Show e Geraldo Siqueira. O público vibrou também com a Banda Havana, Petrúcio Amorim, Estourados do Forró, Savinho, Paulinho Leite, Novinho da Paraíba, Garota Safada e Tom Oliveira.
No apoio cultural: Pitú, Moura, Natto, Palmeiron, Empetur, CDL, Plac Esport.

E que venha 2010!

Festa das Marocas supera expectativas!

Belo Jardim recebeu milhares de turistas oriundos de vários lugares do país na Festa das Marocas, que este ano homenageou o publicitário Otoni Rodrigues. A organização ficou por conta das Secretarias de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Ação Social. Inovações puderam ser notadas como por exemplo: a coletiva com a imprensa no teatro Diná de Oliveira, onde foi lançada toda progamação e o projeto da festa; O encontro das tradicionais quadrilhas irreverentes (Soró Sereno e as Katraias). Marlene do Forró teve seu show conferido de perto pela população que aguardava com ansiedade o início do evento.
As maroqueiras Maria José e Conceição Augusta circularam em todos os pólos. O café da manhã com os Kits prontos foi uma proposta que agradou o público. A banda de Pífanos, os Bacamarteiros, a Quadrilha Chapéu de Couro, o Siriri, o Coco de Xucurú, o Boi de Biu, o Boi da Gente, a troupe do Palhaço Arco-Íris, Feira de Mangaio, Ianka do Sax, Orfeão de Cordas, Eduardo e seu Sax, O trio e banda Asas da América, a janela das maroqueiras para as fotos, o Pólo dos Safoneiros comandado por Josa Leite e, é claro, o palco principal, destacando principalmente as pratas da casa, que mostraram porque Belo Jardim é a "Terra dos Músicos".

MAIS CALÇAMENTO PARA BELO JARDIM

Foto: Dami Alves

Mesmo com a cidade em festa, o prefeito Marco Coca Cola andou conferindo (in loco) com o deputado José Mendonça, as obras do bairro da Gameleira. São mais de três mil e setecentos metros de calçamento que beneficiam os moradores da comunidade.

PRESENÇAS ILUSTRES NO CAMAROTE DO PREFEITO

Foto: Dami Alves

Prefeito Marco Coca Cola ladeado do Juiz de Direito da Comarca de Camaragibe, Dr. Júlio César e do empresário José Galego, no seu camarote na Festa das Marocas.

CUMPRINDO SEU PAPEL

Foto: Dami Alves


A Vereadora de Belo Jardim, Claudiane, apesar da sua juventude, mostra que tem competência e já cumpre seu segundo mandato. Bastante assediada pelas crianças nos eventos, a camarista vem se destacando por sua garra e determinação e é responsável por inúmeros requerimentos de suma importância para o município, entre eles destaca-se o da Secretaria Especial da Mulher e de adoção - solicitado pelo GEADIP (Grupo de Estudo e Apoio a Adoção do Vale do Ipojuca).

BELO JARDIM É DESTAQUE NO DIÁRIO DE PERNEMBUCO

A Festa das Marocas foi citada, hoje (18/07), na coluna da jornalista Luce Pereira. Segue a foto e o texto:


Foto: Rafael Vieira/Divulgação

A tradicional quadrilha Soró Sereno esquentou a abertura da 39ª edição da Festa das Marocas, ontem, em Belo Jardim. Durante seis dias, os palcos serão de nomes conhecidos da música regional, como Novinho da Paraíba e Maciel Melo.

SEJA BEM VINDO!

A Prefeitura de Belo Jardim preparou todo município para receber o turista nesta 39º Festa das Marocas. Além de toda estruta montada e de uma programação de várias atrações, a festa conta com uma decoração de muito bom gosto, fruto do excelente trabalho da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Cultura.

CAFÉ DA MANHÃ, FORRÓ E ANIMAÇÃO!

Foto: Dami Alves
Foto: Dami Alves
Foto: Dami Alves

Superou as expectativas o café da manhã ofertado pela prefeitura na abertura da Festa das Marocas. O café reuniu muitas pessoas pelas ruas da cidade ao som de bacamarteiros, Marlene do Forró, banda de pífanos e a quadrilha Chapéu de Couro, além do Mini Trio da Prefeitura que fez todo mundo dançar até às 8h da manhã.

ABERTURA DA FESTA DAS MAROCAS É UM SUCESSO

Foto: Dami Alves
Foto: Dami Alves

A cidade de Belo Jardim ferveu ontem com a abertura da Festa das Marocas. O ponto forte da noite foi o tradicional encontro das irreverentes quadrilhas "Soro Sereno" e "Katraias". O show com Marlene do Forró animou o público no palco cultural e contou com a presença do prefeito Marco Coca Cola, da primeira-dama e secretária de ação social, Joelma Gomes e o ex-prefeito João Mendonça. As famosas "maroqueiras" Dona Maria José e Dona Conceição Augusta, acompanharam a programação e aprovaram o evento.

DANÇA TAMBÉM É ARTE

Foto: Dami Alves



A coreógrafa Sabrina Santos está de parabéns pelo sucesso que sua escola de dança vem fazendo no nosso município. As diversas alunas que fazem parte da sua escola, estão se apresentando em vários eventos da região.
Sucesso!

EDUCAÇÃO VALORIZADA!

Foto: Dami Alves
O Secretário de Educação de Belo Jardim, Wilsinho Mergulhão, está bastante feliz com a aprovação do piso salarial dos professores. Essa conquista contou com o empenho do prefeito Marco Coca Cola, que durante o ato solene que aconteceu na quadra do Colégio Diocesano, discursou sobre a importância dessa valorização e sobre a sensação do dever cumprido.
O ex-governador Mendonça Filho, se fez presente no evento.

CULTURA EM BELO JARDIM

O Sesc Ler Belo Jardim, irá receber nos dias 15 à 30 de julho o projeto "Sonora Brasil 2009". Essa é a 12º edição do projeto de formação de ouvintes musicais, que se inicia nesta quarta-feira e percorre 14 cidades do Estado. É uma iniciativa realizada pelo Sesc Nacional em parceria com as sedes regionais. O tema deste ano é "O Violão Brasileiro".
Participe!!!
Dia: 21 de julho
Às 20h
Local: Auditório do Colégio Agrícola
Entrada Gratuita

Novidade na Festa das Marocas!

Clique na imagem para ampliar! Pela primeira vez, a Festa das Marocas terá uma programação cultural. A gestão Marco Coca Cola valoriza a cultura!

FESTA DAS MAROCAS

De 17 à 21 de Julho
  • 17 de Julho: Trio e Banda Asas da América; Biu Candiru e Banda; Savinho e Banda Havana
  • 18 de Julho: Moleca Faceira; Petrúcio Amorim e Estourado do Forró
  • 19 de Julho: Detonauta do Forró; Garaldinho Lins e Paulinho Leite
  • 20 de Julho: Forró pra Dois e Geraldinho Siqueira; Novinho da Paraíba e Garota Safada
  • 21 de Julho: Trio Asas da América e Mastruz com Leite

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA FESTA DAS MAROCAS




PREFEITO MARCA PRESENÇA EM FORMATURA DA FAEB


O prefeito Marco Coca Cola marcou presença, na última sexta (03/07) na CIA do Lazer, onde aconteceu a formatura da turma "CIÊNCIA DE VIDA E ARTE". O prefeito foi escolhido como patrono da turma e proferiu um lindo discurso.
Parabéns para os formandos!

Valderez Menezes ganha prêmio de "Artesão do Ano 2009"



No último 30 de junho, no auditório do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP, a artesã Valderez Menezes, foi agraciada pela comissão julgadora com o prêmio "ARTESÃO DO ANO - PRÊMIO DO JÚRI - EDIÇÃO 2009". A Comissão foi composta por artistas plásticos, pintores, escritores, empresários do setor, produtores de revistas especializadas e profissionais formadores de opinião do setor de artesanato.
Os critérios de avaliação de cada candidato finalista foram: criatividade, carisma, divulgação do artesanato e realizações feitas no decorrer de 2008 e 2009.
Parabéns Valderez, esse prêmio é fruto de um grande trabalho!

TALENTO DA NOSSA TERRA NA FENEARTE

Foto: Dami Alves

Quitéria Andreza, um talento mirim da nossa terra que já foi destaque em vários programas de âmbito nacional, como o de Hebe Camargo e Ana Maria Braga e recentemente foi enfoque no jornal O Globo, esteve na décima edição da FENEARTE e mais uma vez roubou a cena. A estilista marcou presença no stand Tareco e Mariola de Belo Jardim.
A top model Jéssica Macedo estará vestindo seu look durante todo o evento.
A prefeitura de Belo Jardim está orgulhosa da representatividade do trabalho de Quitéria Andreza e apoia a estilista.

Prefeito Marco Coca Cola apoia Projeto Social

O projeto "Cresce Cidadão" nasce de um programa materializado na cidade de Belo Jardim e que possui uma referência social no agreste de Pernambuco, cujas parcerias são construídas com a 10ª CIA de Engenharia de Combate - Exército Brasileiro, Caixa Econômica Federal, USP - Universidade de São Paulo, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Prefeitura de Belo Jardim, Ministério Público e Notaro Alimentos. A valorização de crianças e adolescentes e sua integração no núcleo familiar através de políticas que priorizem o resgate do ser humano, como indivíduo histórico e consciente de seu tempo, é o propósito do projeto.

E a prefeitura de Belo Jardim é parceira deste projeto e vai trabalhar em parceria para oferecer cursos profissionalizantes, assistência familiar, auxílio médico e apoio do núcleo de direitos de cidadania e de assistência à mulher.
O objetivo do trabalho é possibilitar recursos necessários à concretização desse ideário solidário, entendendo que a construção de um mundo diferente e justo, nasce pela redefinição do foco do que se entende por cidadania.


OS SEGUINTES SERVIÇOS SERÃO OFERECIDOS:
  • Biblioteca;
  • Sala de vídeo e projeção;
  • Cursos de informática;
  • Cursos de costura (lençóis e fronhas);
  • Padaria (escola);
  • Oficinas de danças regionais;
  • Cursos de música regional;
  • Escolinha de futebol (em parceria com o Exército);
  • Trabalhos manuais em madeira;
  • Espaço recreativo para jogos de salão;
  • Corte de cabelo (diariamente);
  • Religião (momentos de oração);
  • Lições de respeito aos animais e ao meio ambiente;
  • Atendimento odontológico;
  • Atendimento médico (clínico);
  • Atendimento Jurídico em defesa da mulher, da criança e do adolescente;
  • Palestras educativas (com palestrantes convidados).

Os serviços são gratuitos às comunidades carentes do Santo Antônio, Cohab II e Cohab III. e o atendimento contempla os três turnos e inclui alimentação. Além disso, o CEAPES (Centro de Apoio aos Projetos Especiais) efetuará ações de proteção à família, proporcionando atendimento às mulheres das comunidades carentes dos bairros acima citados, através de política de planejamento familiar, tendo como foco palestras sobre encorajar o respeito pelas mulheres, ajudando-as em sua autoconfiança e auto-estima fortalecendo sua capacidade para tomar suas próprias decisões e agir na defesa de seus interesses.


A Prefeitura de Belo Jardim é parceira do CEAPES!!!

Fotos do São João de Belo Jardim!









Turma de Enfermagem da FAEB se forma amanhã!


Formandos: Turma 2009.1
Nome da Turma: CIÊNCIA DE VIDA E ARTE.
Patrono da Turma: Marcos Antonio da Silva - Prefeito de Belo Jardim
Paraninfos: Cezar Augusto de Freitas - Prefeito de Sanharó
Isaias Regis - Deputado Estadual
Madrinhas da Turma: Bernardina Santos Aaraújo Souza
Cleide Maria de Oliveira Souza - Prefeita de Pesqueira
Colação de grau dia: 03/07/2009
Local: CIA do Lazer
PARABÉNS A TODOS OS FORMANDOS!!!

II JORNADA PEDAGÓGICA

Foto: Dami Alves

No próximo dia oito de julho, na Quadra do Colégio Diocesano, terá inicio a Jornada Pedagógica da Secetaria Municipal de Educação e Tecnologia. O encontro busca dar continuidade as atividades propostas por esta Secretaria.

Na ocasião, será assinado em ato solene, o piso salarial que visa valorizar o mérito dos profissionais em educação, oferecendo uma melhor autonomia financeira.

Além das palestras para os profissionais da área, haverá também a distribuição do fardamento para vigilantes e merendeiras e a entrega de kit’s escolares.

Segue a Programação:

II JORNADA PEDAGÓGICA
· 06/07 (segunda): Encontros Pedagógicos entre equipe gestora, educadores de apoio e professores nas escolas de origem a partir das 8h.

· 07/07 (terça): Capacitação para Gestores e Adjuntos na Câmara de Vereadores com o Professor Antônio Fernando, gestor da GRE, a partir das 8h, tema: O foco na Gestão.
Capacitação para os agentes administrativos no Colégio Diocesano a partir das 08:00h (Josilene)

· 08/07 (quarta):
07:30h às 08:00h: Saída da Caravana da Merenda Escolar em frente à Prefeitura Municipal com destino às suas respectivas escolas.
08:00h às 09:00h: Abertura / Composição da Mesa / Hino Nacional / Fala das Autoridades
* Ato solene de assinatura do Piso salarial dos profissionais em educação.
* Distribuição de fardamento dos vigilantes;
* Distribuição de kit’s para merendeiras;
* Distribuição de kit’s escolares;
* Distribuição de kit’s Primeiros Socorros;
08:40h: Apresentação Cultural
09:00h: Coffe Break
09:30h: Palestras:
* Ginásio: Palestra para Professores, Gestores e Educadores de Apoio como tema : A prática do Professor: compromisso e prazer.
* Sala 1: Capacitação para zeladoras e merendeiras (Carmela)
* Sala 2: Capacitação para os agentes administrativos ( Josilene)
* Sala 3: Capacitação para os técnicos educacionais (Carmem)

· Palestra para todos os professores com o tema "A prática do professor: compromisso e prazer".

O evento começa a partir das 8h.

MILITARES DE BELO JARDIM PARTICIPAM DE MISSÃO NO HAITI

Foto: Dami Alves

A 10ª Companhia de Engenharia de Combate recebeu, após sete meses de participação na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), nove filhos do agreste pernambucano, que se encontravam naquele país. Ainda permanecem na missão de paz, dezesseis militares, que estarão retornando ao Brasil até o dia nove desse mês. Belo Jardim, Pesqueira e São Caetano, possuem um contigente de vinte e cinco soldados que participam da missão. A Prefeitura de Belo Jardim parabeniza os nobres guerreiros.


Secretaria de Obras em Ação!

Foto: Dami Alves
Foto: Dami Alves

As chuvas cessaram, mas a Secretaria de Obras de Belo Jardim não pára. O trabalho no pátio da feira está em ritmo acelerado para reconstrução de pavimentos e meio-fio.
As obras estão sendo expecionadas pelo prefeito Marco Coca Cola.