e confira as últimas notícias!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, CONFIRA NO PORTAL DA PREFEITURA DE BELO JARDIM:

PREMIAÇÃO CONTEMPLA COMUNIDADES CARENTES                                 

MÃES E MULHERES DO CAMPO

MÃES DA COHAB I E DO SANTO ANTÔNIO TAMBÉM RECEBEM HOMENAGEM


Os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Cohab I e Santo Antônio, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, promoveram na sexta-feira (07), festas em homenagem ao Dia das Mães.

No bairro do Santo Antônio, as mães de várias localidades circunvizinhas receberam homenagens, assistiram a apresentações culturais promovidas pelos alunos do Projovem Adolescentes, como também atrações musicais e sorteio de brindes.

A mãe Alba Almeida, de 38 anos, mãe de três filhos, participa das atividades promovidas pelo CRAS. “Eu acho bom, a gente participa do bem-me-quer nas quintas-feiras, da (educação) física. Acho maravilhoso”, explica.

Maria de Fátima Oliveira, de 53 anos, mãe de três filhos, mora na rua do Centro de Referência. Para ela, o local é “muito bacana, pras crianças, para os jovens e para os velhos também”.

Geise Barros, de 16 anos, que faz parte do Projovem fala da importância do Programa para a Comunidade. “Todos nós gostamos aqui, tem oficinas que todos nós gostamos de aprender. Com o Projovem nos facilitou muito, nunca tinha nada. E com isso, muitas pessoas saíram da rua e vieram para o Projeto”.

O CRAS do Bairro Santo Antônio já funciona há quatro anos e mais de mil pessoas frequentam a unidade por mês. Betânia Santos, Coordenadora, fala emocionada da homenagem ao Dia das Mães. “A gente como mãe, trabalha numa comunidade carente e gente termina se envolvendo e vendo que com pouco e com o apoio da Secretária Joelma Gomes, a gente pode fazer eles felizes”.

O CRAS da Cohab I também fez uma grande festa, que contou com apresentações culturais, como Maracatu, apresentado pelo Projovem Adolescente, homenagens, distribuição de brindes e uma palestra.

Maria José da Silva, de 39 anos, mãe de um filho, aprova o trabalho do Centro. “Ótimo. Tô gostando, eu participo da ginástica também, é ótimo”.

Clara Maria dos Santos, de 45 anos, mãe de sete filhos e moradora da Cohab I, gostou da festa em homenagem as Mães. “É ótimo. Minha menina estuda aqui no Projovem, achei maravilhoso, principalmente a apresentação de hoje.

Maria Gizele da Silva, de 17 anos, que faz parte do Projovem no CRAS da Cohab I, vê na Unidade uma oportunidade para um futuro melhor. “Para mim o CRAS representa uma oportunidade de conhecimento. E o Projovem para mim é tudo, conheci muitas amizades”.

Para Rose Albuquerque, Coordenadora do CRAS da Cohab I, homenagear as mães do bairro é um privilégio. “Pra nós é motivo de grande alegria poder ter proporcionado essa festa, que foi uma grande festa e conseguimos alcançar a comunidade, que é o nosso objetivo”.

Confira cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lermateria.php?id=180

MÃES DE ESTUDANTES GANHAM FESTA


Um café da manhã inesquecível. Foi com este o presente que a Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude homenageou todas as mães que fazem parte da Rede Escolar Municipal de Ensino, através do alunado.

A festa aconteceu na Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda, no Distrito de Serra dos Ventos. Mais de 200 mães de alunos compareceram. No evento, houve apresentações musicais, distribuição de brindes e no final um café da manhã com o melhor da culinária da região.

O evento também veio saudar a Pasta da Educação, que tem desenvolvido um trabalho de valorização dos estudantes, professores e servidores com a adoção de um material escolar de primeiro Mundo, padronização das fardas escolares, melhoria na merenda escolar e reforma e ampliação das Escolas Municipais.

A mãe Maria José de Oliveira Silva, de 54 anos, que mora no Distrito e tem dois filhos matriculados na Rede Municipal aprovou a nova farda. “Uma maravilha, eu acho bom. Com a farda ninguém tem diferença um do outro”.

A agricultora Marinalva Henrique de Lima, de 30 anos, tem sete filhos, seis estudando na Rede Municipal. Todos já receberam a farda. Para ela, o fardamento veio em boa hora. “Eu achei ótimo. A gente que mora no sítio, tem que lavar roupa todo dia para eles virem para a escola e a farda, num instante enxuga”.

Eliane Lima de Oliveira, de 49 anos, que mora no Sítio Frecheira, achou as fardas dos filhos “ótimas, porque não falta mais as roupa para eles virem e fica bonitinho tudo fardado”.

Maria José Paiva, que tem dois filhos matriculados, também aprovou a iniciativa da Gestão Municipal. “Eu achei muito bom, porque quem é de sítio não tem condições de estar comprando roupa e isso é muito bom pra a gente”.

A professora Rosania Araujo é a gestora do futuro Centro de Educação Infantil, que será construído em breve em Serra dos Ventos. Este Centro será o primeiro a ser inaugurado em um Distrito em Belo Jardim. Ela fala que os investimentos da Educação têm melhorado a vida da população. “Nós estamos alcançando um nível de pais maior nas escolas. Todos os pais foram buscar a farda dos seus filhos muito felizes, porque isso vai facilitar muito o trabalho deles em relação a seus filhos”.

A Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda possui mais de 1200 alunos matriculados. E em breve, será toda reformada. Para Maria de Lourdes Teixeira, gestora adjunta da Escola, esta é uma época de realizar sonhos. “Estamos fazendo um trabalho de renovação na Escola, inclusive com reforma (...) As fardas já eram um grande sonhos dos Secretário de educação desde o ano passado e este ano estamos concretizando esse sonho (...) e nós não poderíamos deixar em branco esse momento que é o momento festivo das mães. Elas receberam o nosso convite e está sendo uma receptividade muito boa, uma troca”, finaliza.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=328

AVÓS: MÃES DUAS VEZES


O Cantinho dos Avós (sic) Tereza Mendonça, que fica na Avenida Siqueira Campos, teve uma tarde animada, na última quinta-feira (10), com a comemoração em Homenagem às Mães. Mais de 50 idosas participaram da festa, que contou com atividades recreativas, danças, sorteio de brindes e um lanche saboroso.

Osmita Mendes, de 72 anos, que mora no Bairro da Boa Vista, era uma das mais animadas. Ela fala da importância do Cantinho para ela. “Pra mim é maravilhoso, representa muito em nossas vidas aqui. E adoro vir para aqui. Pra mim foi Deus que enviou esse Cantinho para nós”.

Para a fuxiqueira* Maria Elói da Silva, de 77 anos, moradora do Bairro São Pedro, o Cantinho “é bom demais pra a gente. Evita estar em casa dormindo ou em casa de vizinha e é divertido para aqui. Pra mim é mais divertido.”

Dona Maria Miro de Jesus, de 59 anos, moradora do Bairro Bom Conselho, fala emocionada do lugar. “O que representa aqui para mim é a minha vida, porque eu vivo dentro de casa, eu não tenho para onde ir, eu não gosto de festa e quando eu chego aqui eu esqueço de tudo. E a (Educação) Física que a gente faz aqui, é uma benção”, reforça.

Leuza de Barros é a mais idosa do grupo. Tem 88 anos. Ela explica que gosta do Cantinho “porque é muito bom, as companheiras são muito boas”.

A festa contou com a Participação do Professor de Educação Física Airton Santos, que comandou as atividades recreativas. Ele fala da importância de se manter em movimento na melhor idade. “A melhor idade é aquela que o pessoal está mais tranqüilo e também aquela que tem o risco. A nossa atividade é para alertar”.

Simone Souza é professora no Cantinho dos Avós. Ela alfabetiza as senhoras que frequentam o lugar. “Elas têm uma força de vontade muito grande de aprender a estudar. E eu sinto que tudo que eu passo para elas é de coração. Com isso a gente troca experiências. Tanto eu aprendo com elas e elas comigo”, relata.

Francisca Oliveira, de 58 anos, já frequenta o Cantinho dos Avós desde sua inauguração. Ela amou a festa do Dia das Mães. “Foi ótima. Aqui é ótimo”.

Ao todo, sete pessoas trabalharam no Cantinho dos Avós, entre professores, coordenadores de apoio e zeladores.

Maria José Santos, é uma das Coordenadoras, falou sobre a comemoração. “Hoje a gente teve essa comemoração do Dia das Mães, com uma grande festa. E com o apoio da nossa querida Joelma Gomes, que é uma excelente parceira do nosso trabalho, tudo o que a gente pede a ela, ela ajuda e com uma equipe muito boa, trabalha muito bem. Tem o maior carinho por elas e elas por a gente”, finaliza.

*Fuxiqueira: Faz fuxico, artesanato em pano.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=327

TRÂNSITO: PRIMEIRA ETAPA É CONCLUÍDA


A primeira parte do Projeto de sinalização do trânsito de Belo Jardim foi concluída na últiima semana. Ao todo, 430 placas verticais foram afixadas na cidade seguindo o Projeto feito pelo Detran-PE em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com a Diretora de Trânsito, Goreti Araújo, foram sinalizadas as lombadas, as ruas em sentido obrigatório, os estacionamentos, além de placas indicativas nos pontos de táxi e de lotação. Mas, nem toda a sinalização trouxe novidades, algumas placas tiveram que ser substituídas por outras pois estavam com o material desgastado.

As modificações mais relevantes foram as que mudaram o fluxo de veículos e criaram novos sentidos para as vias. Para realizar tais alterações, uma equipe de Engenheiros do Detran permaneceu 10 dias na cidade para mapear e desenvolver o Projeto. “Nossa cidade cresce todo dia, não poderíamos permanecer com uma estrutura de 30 anos atrás”, afirma Goreti.

Desde início da implantação, cerca de quatro equipes de guardas de trânsito estão fiscalizando as principais vias que passaram por alterações. Goreti assegura que, inicialmente, esta equipe vai atuar na orientação dos motoristas enquanto eles se adéquam as novas determinações. “Toda mudança é difícil, precisamos ter paciência e respeitar a sinalização”, aconselha ela.

A próxima etapa do Projeto é implantação da sinalização horizontal que implica na pintura de linhas, marcações, símbolos e legendas sobre o pavimento das ruas. Em seguida, a ‘Turma do Fom Fom’ deve desenvolver um trabalho educativo com os pedestres. Esta última consiste em uma trupe que se fantasia de Tio Buzina, Sirena, Mão-Dupla, entre outros personagens, e que fica nos cruzamentos e avenidas com maior fluxo de veículos orientando a respeito das Leis de Trânsito.

A expectativa da Administração Municipal é que dentro de 30 dias os motoristas e pedestres estejam adaptados às novas regras e possam desfrutar de mais segurança no trânsito para todos. “Daqui há um mês, a população vai perceber que este Projeto foi melhor para Belo Jardim, melhor para os condutores e melhor para a sociedade”, finaliza Goreti.

Rua Siqueira Campos tornou-se mão única após o sinal da Rádio Bitury. Desta forma, o motorista não pode mais fazer o contorno no final da referida Rua. Ele deve seguir ou pela Rua Marechal Deodoro ou descer pela 'ladeira de Júlio Alves'.

Segundo dados do Detran, Belo Jardim possui oficialmente uma frota de 11 mil veículos. O maior objetivo das mudanças foi diminuir o fluxo destes veículos no centro. Por isso, que as maiores alterações foram implantadas bem no coração da cidade. A Diretora de Trânsito explica: “Algumas ruas como a Marechal Deodoro, a Siqueira Campos (após o sinal da Rádio Bitury) e a Floriano Peixoto tornaram-se vias de mão única. Estas ruas estavam precisando urgentemente desta mudança”.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=326