TRÂNSITO: PRIMEIRA ETAPA É CONCLUÍDA


A primeira parte do Projeto de sinalização do trânsito de Belo Jardim foi concluída na últiima semana. Ao todo, 430 placas verticais foram afixadas na cidade seguindo o Projeto feito pelo Detran-PE em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com a Diretora de Trânsito, Goreti Araújo, foram sinalizadas as lombadas, as ruas em sentido obrigatório, os estacionamentos, além de placas indicativas nos pontos de táxi e de lotação. Mas, nem toda a sinalização trouxe novidades, algumas placas tiveram que ser substituídas por outras pois estavam com o material desgastado.

As modificações mais relevantes foram as que mudaram o fluxo de veículos e criaram novos sentidos para as vias. Para realizar tais alterações, uma equipe de Engenheiros do Detran permaneceu 10 dias na cidade para mapear e desenvolver o Projeto. “Nossa cidade cresce todo dia, não poderíamos permanecer com uma estrutura de 30 anos atrás”, afirma Goreti.

Desde início da implantação, cerca de quatro equipes de guardas de trânsito estão fiscalizando as principais vias que passaram por alterações. Goreti assegura que, inicialmente, esta equipe vai atuar na orientação dos motoristas enquanto eles se adéquam as novas determinações. “Toda mudança é difícil, precisamos ter paciência e respeitar a sinalização”, aconselha ela.

A próxima etapa do Projeto é implantação da sinalização horizontal que implica na pintura de linhas, marcações, símbolos e legendas sobre o pavimento das ruas. Em seguida, a ‘Turma do Fom Fom’ deve desenvolver um trabalho educativo com os pedestres. Esta última consiste em uma trupe que se fantasia de Tio Buzina, Sirena, Mão-Dupla, entre outros personagens, e que fica nos cruzamentos e avenidas com maior fluxo de veículos orientando a respeito das Leis de Trânsito.

A expectativa da Administração Municipal é que dentro de 30 dias os motoristas e pedestres estejam adaptados às novas regras e possam desfrutar de mais segurança no trânsito para todos. “Daqui há um mês, a população vai perceber que este Projeto foi melhor para Belo Jardim, melhor para os condutores e melhor para a sociedade”, finaliza Goreti.

Rua Siqueira Campos tornou-se mão única após o sinal da Rádio Bitury. Desta forma, o motorista não pode mais fazer o contorno no final da referida Rua. Ele deve seguir ou pela Rua Marechal Deodoro ou descer pela 'ladeira de Júlio Alves'.

Segundo dados do Detran, Belo Jardim possui oficialmente uma frota de 11 mil veículos. O maior objetivo das mudanças foi diminuir o fluxo destes veículos no centro. Por isso, que as maiores alterações foram implantadas bem no coração da cidade. A Diretora de Trânsito explica: “Algumas ruas como a Marechal Deodoro, a Siqueira Campos (após o sinal da Rádio Bitury) e a Floriano Peixoto tornaram-se vias de mão única. Estas ruas estavam precisando urgentemente desta mudança”.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=326

0 comentários: