JOVENS DEVEM RECEBER VACINA



A convite da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SADS), a equipe de Coordenação do Curso de Economia Doméstica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) esteve em Belo Jardim nesta quarta-feira (07).

A visita foi o primeiro passo para a realização de um projeto que deve oferecer, em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), cursos para a geração de emprego e renda para as pessoas das comunidades mais carentes da cidade.

Na ocasião, a doutora Fátima Massena e a professora Etiene Amorim conheceram as instalações da SADS onde tiveram uma reunião com a Secretária Joelma Gomes e com os Coordenadores Ricardo Nunes e Roseli Torres.

Ainda neste dia, elas foram ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e concederam entrevistas sobre a importância desta parceria para o Município.

Entretanto, o ponto culminante da visita aconteceu no Loteamento Frei Damião quando as equipes da UFRPE e da SADS se encontraram com a comunidade do local na Igreja Vale da Benção. Na oportunidade, as pesquisadoras ouviram as necessidades da população e formularam um pré-diagnóstico sobre a realidade social das famílias.

De acordo com Roseli Torres, Coordenadora do CREAS, este contato inicial foi um marco para somar-se ao “trabalho já grandioso que a Secretaria de Ação Social tem desenvolvido”. “Tenho certeza que esta parceria vai gerar muitos frutos, este encontro foi extremamente positivo”, completou Roseli.

Durante o debate, a jovem Paula Cristina de 17 anos fez questão de dar seu depoimento. “Pela minha idade eu não posso trabalhar (formalmente), então eu fiz um desses cursos de biscuit e comecei a vender e não parei mais”, revelou a estudante.

O encontro também entusiasmou a agricultora Cleonice Maria Cordeiro. “É mais uma oportunidade para ajudar na renda da casa, ajudar ao esposo, ocupar a mente, é muito importante”, falou a moradora do Bela Vista que sonha em aprender Corte e Costura.

Para o Coordenador de Programas Sociais, Ricardo Nunes, o momento foi de identificação das potencialidades da comunidade. “Com os dados recolhidos aqui, a Secretaria e a Universidade vão elaborar o primeiro projeto de uma série de muitos que virão. É exatamente isso que queremos: oferecer cursos que gerem sustentabilidade”, enfatizou. “Dentro de trinta dias já vamos concretizar outra ação”, prometeu o servidor.

Mais informações, acesse: http://www.belojardim.pe.gov.br/lernoticias.php?id=270

0 comentários: