ALTINO VENTURA REALIZA EXAMES DE VISTA GRATUITOS


A Secretaria de Saúde do Município, através da Fundação Altino Ventura, está promovendo, esta semana, atendimentos oftalmológicos gratuitos na Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu.

As consultas acontecem durante o dia, sendo 20 pessoas acima de 50 anos na parte da manhã e de 20 pacientes de 12 a 50 anos, na parte da tarde. A equipe atende nesta terça, na quinta e na sexta-feira (20,22 e 23). Na quarta-feira – que é feriado – não haverá atendimento. Para se cadastrar, é necessário levar um documento de identidade com foto.

A triagem para a marcação da consulta começou na semana passada, mas o Serviço Social do Hospital informa que ainda há vagas.

Camila Albertini, Assistente Social da Fundação Altino Ventura, explica que o foco desta visita “é uma nova triagem com idosos, pela manhã (...) E a tarde, priorizar o público jovem que também deve ter alguma incidência de Catarata, Pterígio (carnosidade na área ocular), pela própria região, muito sol, muito quente e também com outras anomalias oftalmológicas”, frisou.

A dona de casa Maria José Pimentel, 59 anos, acompanhou a mãe nos exames oftálmicos. Para ela, os atendimentos gratuitos promovidos pela Altino Ventura são “muito importantes porque (...) quantas pessoas que a gente sabe que não têm condições de pagar o serviço, os quais eles prestam e são atendidos”, reconhece.


A agricultora Cecília Benevides de Lima, de 45 anos, levou a mãe Maria Cordeiro Benevides, de 75 anos para fazer os exames de catarata e carnosidade no olho. Ela aprova a iniciativa da Prefeitura Municipal. “Foi uma ótima ação que eles fizeram nem todo mundo tem condições de ir para o Recife e fazer um tratamento e aqui, é uma maravilha”, elogia.

Dona Maria também é agradece. “Tô gostando demais. É melhor aqui do que no Recife”, comemora.

A previsão é que sejam realizados 160 atendimentos durante toda a semana. Para Camila, a preocupação da Prefeitura de Belo jardim com a saúde ocular da população é um diferencial. “Desde o ano passado que a Fundação tem vindo pra Belo Jardim. É um município que sempre surpreende a gente, porque está sempre preocupado com a saúde ocular dos moradores da região”, declara a Assistente Social.

Esta é a terceira vez, em seis meses, que a Fundação Altino Ventura vem a Belo Jardim. Para Anizete de Souza, representante da Secretaria de Saúde, o projeto “é uma campanha de ação social na área da saúde, de grande utilidade, tendo em vista que um exame de vista custa em torno de R$100,00 e a população mais carente realmente não tem condições de fazer essas consultas (...) uma cirurgia de Catarata custa em torno de R$2 mil (...) A Secretaria, junto com o Hospital fez uma parceria trazendo a Fundação Altino Ventura pra fazer essas cirurgias e é para ser uma campanha uma vez por ano, mas em Belo Jardim são tantas pessoas carentes que estão precisando que eles já estão vindo pela terceira vez”, conclui.

0 comentários: