EDUCAÇÃO AMBIENTAL REÚNE SERVIDORES

A 2ª etapa da capacitação do Programa de Educação Ambiental aconteceu nas últimas quinta e sexta-feira (04 e 05). A formação foi promovida pela Compesa em parceria com Secretaria de Recursos Hídricos através do ProÁgua Nacional e reuniu gestores e professores da rede municipal de ensino no auditório do IFPE. A 1ª etapa do Programa aconteceu em Janeiro e foi voltada para os agentes comunitários de saúde.


De acordo com a Coordenadora do Programa, Lúcia Bandeira, o Município sedia o Projeto Integrado de Redução e Controle de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água. “A Compesa percebeu que, em Belo Jardim, existe um grande desperdício de água. Este estrago tem origem na saída da estação de tratamento e chega até o consumidor final. O objetivo do Projeto é corrigir esses erros”, explicou a Coordenadora.

A Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Rosângela Cordeiro, acredita que a capacitação voltada para os educadores deve funcionar como uma semente que será multiplicada para os alunos. “Este é um momento importante para nós. Temos professores das áreas de ciências, geografia e meio ambiente. Juntos, vamos buscar meios para sensibilizar os estudantes sobre o desperdício de água”, falou a servidora municipal.

Na ocasião, foram debatidos os temas saneamento e resíduos sólidos, aproveitamento do uso racional da água, educação ambiental, mobilização, comunicação, a origem e caminhos das águas e reflexão sobre os mananciais. Além do trabalho deste trabalho de conscientização dos educadores, o Projeto pretende desenvolver na cidade ações técnicas de instalação de macro medição, automatização do sistema de controle operacional e controle das pressões e vazamentos.

A Bióloga Dôra Vasconcelos foi uma das palestrantes do encontro. Segundo ela, a parceria com a Prefeitura Municipal é fundamental para o sucesso do Programa. “Os professores são responsáveis pela formação de pessoas. A cada ano, vários cidadãos são formados pelas escolas públicas municipais. Precisamos criar uma conscientização que a água é um bem finito e, para isso, o apoio da administração pública é fundamental”, resumiu a especialista.

0 comentários: