ALFA BELO É TEMA DE CAPACITAÇÃO


Terminou, na última sexta-feira (12), a I Capacitação do Programa Alfa Belo voltada para professores da Alfabetização. O evento aconteceu no auditório do Hotel Asa Branca e teve duração de quatro dias.

De acordo com a Instrutora do Alfa e Beto, Erika Rodrigues, no encontro foram debatidos a pedagogia, os materiais necessários, o planejamento das aulas e as formas de avaliação do Programa.

O Alfa e Beto foi fundado pelo Professor Doutor João Batista de Araújo que esteve em Belo Jardim na ocasião do seu lançamento durante a 3ª Jornada da Educação. A metodologia do Programa consiste no uso do som para alfabetizar as crianças. “Este trabalho é importante, pois desenvolve a linguagem oral e atua na prevenção dos problemas fonéticos que tardam a alfabetização das crianças”, explicou a fonoaudióloga Auriane Nunes que participou da Capacitação.

Cerca de 16 municípios pernambucanos já implantaram o Alfa e Beto. Solange Valença, Supervisora do Programa da Escola Antenor Vieira de Melo, no bairro do Santo Antônio, acredita que o curso vai enriquecer o conteúdo em sala de aula. “Este método fônico ajuda no aprendizado. Vamos colocá-lo em prática já no mês que vem”, afirmou a docente.

Segundo a Coordenadora da Educação Infantil Daiana Mesquita, inicialmente, o Programa seria aplicado somente na alfabetização, entretanto o Secretário Wilson Maciel, como o apoio do Prefeito Marcos Coca Cola, expandiu o método também para a educação infantil. Ainda neste mês, a Prefeitura vai promover outro encontro que deve reunir os gestores das escolas municipais em um esforço inédito para revolucionar a educação no Município.

0 comentários: