PAPANGUS INVADEM A CIDADE

Está a todo vapor a preparação para o desfile do Bloco Papangu na Folia. A Agremiação se concentra em frente ao Rotary Clube, nesta sexta-feira (05), a partir das 19h. Para animar ainda mais o cortejo, a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social vai participar da festa com os blocos dos professores e monitores do Peti, Projovem Adolescente, CRAS, CREAS, Cantinho dos Avós (sic) e demais projetos sociais.


De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura e Paisagismo, outras Secretarias Municipais e segmentos da sociedade já aderiram ao Papangu na Folia.

Como surgiu a brincadeira*

De acordo com Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, o termo papangu vem de uma espécie grosseira, assim apelidada, que tomava parte nas extintas procissões de cinzas, caminhando a sua frente, armado de um comprido relho (chicote de couro torcido), com que ia fustigando o pessoal que impedia sua marcha. Para Cascudo (1988) apud Brayner (1997) ‘o povo chama aos três dias de folia o Tempo dos Papangus. Os papangus são os mascarados que enchem as ruas principais, embrulhados em lençóis, cobertos de dominós ou disfarçados de todas as maneiras.

Há muitos anos, Belo Jardim possuía a cultura dos mascarados, originada provavelmente no reisado e no bumba-meu-boi. Em meados dos anos 80, esta brincadeira do Papangu iniciou-se pelas ruas da cidade através de um grupo de professores da Escola Frei Cassiano de Comacchio que saía pelas ruas da cidade mascarados e adentrando na casa de amigos e parentes para chacotear, receber comida, bebidas além de jogar água nas pessoas das casas e do mela-mela com talco. Em 2001, este Bloco dos Papangus foi resgatado por um grupo de amigas enchendo as principais ruas da cidade de fantasias e disfarces. Este ano, a Secretaria de Turismo, Cultura e Paisagismo adotou a iniciativa e planeja promover uma noite cheia de animação e irreverência.

0 comentários: