PROCON BELO JARDIM COMEMORA UM MÊS

Uma das metas do Governo Estadual é a implantação de unidades do Procon no interior de Pernambuco. Conhecedora deste objetivo e observando a necessidade do Município, a Secretária de Planejamento, Lourdinha Mergulhão, deu início junto ao Prefeito Marcos Coca-Cola, ao processo para a instalação de uma unidade em Belo Jardim. "Eu procurei o Procon no Recife e conversei com o Prefeito que, de imediato, aprovou a iniciativa. A vinda deste órgão para nossa cidade contribui para o desenvolvimento", afirma a servidora.


A missão do Procon (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) é buscar manter a harmonia nas relações de consumo, registrar as reclamações dos consumidores e protegê-los dos possíveis danos causados por estas relações. Trinta dias após a sua inauguração, o Procon Belo Jardim contabiliza um saldo de cem reclamações. A unidade atende consumidores da cidade, de municípios vizinhos e da zona rural. "Somente três casos, dos cem reclamados, foram encaminhados para a justiça, os demais foram resolvidos logo no primeiro contato, por telefone ou por carta, ou na audiência conciliatória", diz a advogada Elizabete Gomes, responsável pelos processos da unidade. "O consumidor hoje se sente mais protegido, houve um resgate da cidadania", conclui a advogada.


Por ser um órgão administrativo, sem poder judicial, a metodologia utilizada acontece em várias etapas. Após a reclamação, o Procon promove uma audiência conciliatória. Caso não haja acordo entre as partes, é aberto um processo administrativo contra a empresa reclamada e, a partir daí, encaminha-se para a justiça comum. Vale salientar, que a maioria dos processos é solucionada logo na primeira fase.


De acordo com a Professora Deyse Ciane, a população carente foi a mais beneficiada com a implantação da unidade em Belo Jardim, pois muitas vezes os consumidores lesados se deslocavam até Caruaru ou Recife para buscar atendimento. "Eu procurei a unidade para reclamar sobre um aumento abusivo no meu plano de saúde. Fui muito bem atendida e estou aguardando a solução do caso", conta a docente.



Serviço:
Procon Belo Jardim
Rua Des João Paes, Praça da Estação
Denúncias: 3726.8980

0 comentários: